Visitas: 56523370 - Online: 187

Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017

CLARETIANO
LEO





24/10/2016 15:15:45
      
Alunos entram em acordo e desocupação do IFRO de Vilhena acontece nesta terça-feira

Pais de estudantes chegaram a denunciar movimento no MPF

Reunião realizada na manhã desta segunda-feira, dia 24, entre a direção do campus do IFRO de Vilhena, representantes do movimento “Ocupa IF” e do “Desocupa IF” fez as três partes chegarem a um acordo comum: o instituto será desocupado na noite desta terça-feira, 25, mas os protestos vão continuar.

Apesar de uma nova votação estar marcada para esta segunda-feira para decidir sobre a continuação da ocupação, uma reunião determinou que a ocupação encerre. Os motivos alegados pelos representantes do “Desocupa IF”, em pedido pelo fim da manifestação, envolvem os prejuízos com a conclusão dos cursos, os atrasos nas disciplinas e o transtorno com a realização do ENEM. Além disso, pais estavam preocupados com a integridade física e a manutenção da instituição.
 
Por outro lado, os integrantes do “Ocupa IF”, que tinham o reconhecimento da reitoria do IFRO estadual e apoio substancial, afirmavam que a manifestação poderia trazer resultados e que as medidas drásticas eram necessárias. Entretanto, ao ponderar a questão, os líderes da ocupação resolveram ganhar o apoio do “Desocupa IF” em outras formas de manifestação contra a PEC 241 e outros pedidos da Carta de Exigências divulgada pelo movimento. A contrapartida foi suspender a ocupação, ato que deve acontecer amanhã à noite.

SITUAÇÃO JURÍDICA 
A denúncia formalizada por pais e alunos no Ministério Público Federal há cerca de quatro dias também rendeu resultados negativos ao “Ocupa IF”. O MPF exigiu a desocupação dos campus de Vilhena e Colorado, caso contrário os estudantes poderiam se complicar com a Justiça. “Às vezes é necessário recuar momentaneamente para poder ganhar mais à frente. Não temos data nem planejamento para as próximas manifestações, mas teremos o apoio de todos os estudantes”, explicou um dos líderes do “Ocupa IF”. 

ATIVIDADES
Durante a ocupação foram estabelecidas atividades culturais, palestras e serviços de manutenção do prédio, entre outras. Tudo começa antes das 6h da manhã, com agenda coordenada e pró-ativa. O movimento deve continuar com a mesma programação (foto em anexo) até a desocupação.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Herbert Weil


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Sexta-Feira, 17 de Novembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871