Visitas: 44178273 - Online: 90

Sábado, 29 de Abril de 2017

Ultrasonografia
BIOCAL






03/11/2016 17:18:28
      
Capitão confirma alerta da Defesa Civil e lamenta fraudes que espalham pânico em Vilhena

Imagens adulteradas assustam pessoas em várias cidades

Por telefone, o FOLHA DO SUL ON LINE conversou, nesta quinta-feira, 03,  com o Capitão/Bombeiro Artur Luiz Santos de Souza, um dos que assinaram a nota de alerta emitida pela Defesa Civil de Rondônia quanto a uma possível tempestade que poderia provocar estragos em vários municípios.

O militar, que é Diretor de Planejamento e Operações de Defesa Civil, disse que o alerta foi dado em razão dos dados repassados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que previu ventos a partir de 66 km por hora e chuvas torrenciais em pelo menos quatro Estados: Goiás, Mato Grosso, Amazonas e Rondônia.

Falando de Porto Velho, o capitão disse que, embora as previsões sejam verdadeiras, elas podem variar de intensidade de um lugar para o outro. Em Rondônia, até o momento, apesar das chuvas em várias cidades, não foi registrada nenhuma catástrofe.

Santos de Souza disse que, ao alerta para os perigos do eventual fenômeno climático, quis deixar a população em alerta sem causar pânico. “Mas, pessoas mal intencionadas estão usando imagens falsas para assustar a população”, lamenta.

TEMPORAL DE MALDADES
E o Bombeiro está certo: graças ao alcance dos aplicativos de celular e as redes sociais, em Vilhena, algumas pessoas estão assustadas com a possibilidade de a cidade ser atingida por alguma catástrofe. Em determinadas escolas, pais estão buscando os filhos mais cedo e famílias inteiras planejam passar as próximas horas dentro de casa.

Pelo menos dois vilhenenses que estão em viagem pelo Estado enviaram ao FOLHA DO SUL ON LINE imagens recebidas através do WhatsApp, como se fossem da cidade sob risco de um grande dilúvio. O site constatou que ambas as fotografias (usadas para ilustrar esta reportagem) são fraudes, uma vez que o tempo em todo o Cone Sul, ainda que propenso a chuvas e trovoadas, não é tão assustador quanto nos flagrantes disseminados virtualmente.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Sábado, 29 de Abril de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871