Visitas: 49108566 - Online: 168

Segunda-Feira, 24 de Julho de 2017

Ultrasonografia
BIOCAL





30/11/2016 10:25:51
      
Professor vilhenense denuncia: portaria da Seduc acaba com reprovação de alunos em Rondônia

Educador procurou MP e fez desabafo, criticando “abandono intelectual”

Um professor de Língua Portuguesa na rede estadual de Vilhena procurou, na manhã desta quarta-feira, 30, a redação do FOLHA DO SUL ON LINE, para fazer uma denúncia grave: o Governo de Rondônia adotou uma medida que, na prática, acaba com a reprovação de alunos no Estado.

A portaria anunciando a novidade, assinada pela secretaria de Estado da Educação, Fátima Gaviolli, foi editada em setembro, mas só agora chegou às escolas de Vilhena. Batizada de “Progressão Parcial”, a medida seria uma forma de evitar a perda de verbas para a educação.

Conforme explicações dadas informalmente pela Seduc, acabar com a repetência dos estudantes é uma exigência do MEC para repassar as verbas destinadas ao ensino na rede estadual.

Ao criticar a iniciativa, o educador explicou que, pela nova regra, o aluno terá sua nota baseada em provas escritas e trabalhos feitos em casa, cada um valendo 5 pontos. “Como a média para a aprovação é 5, dificilmente alguém deixar de passar de ano”, lamenta o denunciante.

A progressão vale também para as disciplinas do chamado “Núcleo Comum”, ou seja, aquelas matérias essenciais e que, antes, permitiam a reprovação dos alunos, como matemática, geografia, português, história, biologia, química e física.

Após acionar o Ministério Público, o professor, que preferiu não se identificar, desabafou ao site: “Hoje temos alunos que nem abrem mais a mochila, já sabendo que passarão de ano de qualquer jeito”. A regra vale para estudantes do 6º do ensino fundamental ao 2º do médio.

Justificando sua posição contrária à da Seduc, o docente revelou sua frustração. “Nenhum professor tem prazer em reprovar seus alunos, mas isso que o Estado está fazendo é abandono intelectual. Que espécie de cidadãos estaremos formando a partir de agora?”.

 



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Segunda-Feira, 24 de Julho de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871