Visitas: 50567805 - Online: 125

Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017

Ultrasonografia
LEILÃO JUDICIAL





07/12/2016 10:02:06
      
Diretor de colégio estadual premiado em Vilhena fala sobre visita a escolas dos Estados Unidos

“Para eles a escola é o centro da mudança, o caminho para o futuro”

Flávio Antônio da Graça, diretor da Escola Estadual Marechal Rondon, uma das mais antigas de Vilhena e vencedora do Prêmio Gestão Escolar 2015, reuniu a imprensa na manhã de ontem (terça-feira, 06), para falar sobre a visita que fez, acompanhado por outros 26 diretores escolares, vencedores em seus respectivos Estados, aos Estados Unidos para conhecer um pouco do sistema educacional americano.
   
O gestor escolar, que além de escolas, visitou também o Departamento Federal de Educação, sindicatos da categoria e bibliotecas, disse, ao relatar que os americano se referem constantemente ao sistema educacional finlandês, e que“os EUA não têm vergonha de copiar o que dá certo”. Flávio Antonio citou que um estudo norte-americano mostrou que na Finlândia os melhores alunos tornam-se professores. “É claro que isso se dá porque se investe em educação, se investe na formação dos professores, na valorização do profissional em educação. Hoje, o salário de um professor na Finlândia é quase igual ao salário de um médico”, pontuou.  

Além da infraestrutura das escolas, que oferecem ginásios esportivos e até teatro, Flavio Antonio destacou a atuação das bibliotecas públicas que, segundo ele, fazem um trabalho totalmente ligado à educação. “A biblioteca vai para dentro da escola; fazem panfletagem; no dia da reunião de pais, os funcionários da biblioteca vão à escola para mostrar aos pais o trabalho que realizam”, disse, ressaltando que “para trabalhar em biblioteca pública, o funcionário precisa ter no mínino um mestrado em biblioteconomia”. 

O educador disse que das experiências que ele presenciou nas escolas estadunidenses, algumas já se desenvolvem no Brasil. “O que precisamos é fortalecer essas as experiências que já trabalhamos, e planejar formas de implantar projetos que deram certo em outros países, como nos próprios EUA, onde a educação é espetacular, tanto no investimento feito pelo governo, quanto na organização das instituições e dos alunos; para eles, a escola é o centro da mudança, é o caminho para o futuro”, disse Flavio Antonio, que visitou Washington, Pittsburgh e Nova York. 

O Prêmio Gestão Escolar foi instituído em 1998, pelo Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e procura estimular os gestores escolares a melhorarem suas administrações em beneficio da melhoria da qualidade do ensino e da própria escola.

A Escola Marechal Rondon participa do Prêmio desde 2003. Nos últimos quatro anos, ficou entre as 15 melhores de Rondônia. Em 2015, conquistou o prêmio concorrendo com mais de 800 escolas de todo o Estado. 



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 22 de Agosto de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871