Visitas: 42362242 - Online: 91

Quarta-Feira, 29 de Março de 2017

CLARETIANO
BIOCAL


<



16/12/2016 14:57:33
      
Agricultora de Cabixi dá exemplo de empreendedorismo e aumenta renda da família com padaria

Intenção de Aparecida era vender para o comércio local


Maria Aparecida da Silva é uma agricultora familiar que trabalha com horticultura produzindo verduras e tubérculos em Cabixi, mas a vontade de fazer mais a deixou inquieta. Ela queria diversificar sua produção e aumentar a renda familiar. Foi assim que ela decidiu entrar para o ramo da panificação.

Com assistência técnica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) na atividade agrícola, Aparecida ingressou no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) onde passou a vender a sua produção. Foi onde ela viu a oportunidade de fomentar ainda mais a renda familiar, ampliando o ramo da atividade e passou a produzir também pães e biscoitos caseiros.

“A minha intenção era vender para o comércio local e com isso poder dar mais condições financeiras para a minha família”, disse a agricultora.

A atividade deu muito certo e, para que ela pudesse produzir e fornecer um produto com melhor padrão de qualidade, recebeu orientações e participou de cursos de Boas Práticas para manipulação dos produtos, higienização, limpeza e desinfecção de utensílios e do ambiente, realizado pelos extensionistas da Emater-RO. A produtora também foi convidada a participar da oficina para manipulação de produto oferecido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) durante o Seminário Rural em Colorado do Oeste.  “Tudo para trazer um diferencial para a sua atividade, agregando qualidade e valor ao produto”, explicou o gerente local da Emater, Eliandro Marcio Perini.

Ainda com o apoio da Emater-RO, da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e da prefeitura de Cabixi, e incentivo do governo estadual, através do Programa de Verticalização da Agricultura Familiar (Prove), a família conseguiu regularizar a primeira agroindústria de pães e biscoitos caseiros, passando a comercializar de forma legal os produtos no município. Com o selo do Prove, a atividade da agroindústria passou a ser acompanhada pela Emater-RO e pela Vigilância Sanitária Municipal que junto à produtora conquistaram o Selo de Certificação para a agroindústria e o alvará de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária Municipal.

Hoje, a indústria de pães e biscoitos “Lima e Silva”, localizada na Linha 12, quilômetro 6, sentido escondido, em Cabixi, tornou-se a primeira agroindústria no segmento de panificação no município. “O apoio da Emater-RO e da Seagri foi essencial para regularização da agroindústria”, disse Ademar Zeni, diretor da Vigilância Sanitária, salientando que a regularização é fundamental para que os produtos possam chegar até o consumidor final com boa qualidade e procedência conhecida, além de facilitar os trabalhos de fiscalização e cobrança pela Vigilância nas seções dos estabelecimentos comerciais.

O diretor enfatizou que a parceria com a Emater-RO visa facilitar para que outros produtores também possam legalizar sua produção. Ele destacou, ainda, que para conseguir o alvará os produtores devem seguir as recomendações que exige a legislação e para isso recomenda que procurem a Emater local ou a Vigilância Sanitária Municipal para receber as orientações corretas, desde a escolha do local para construção até a aquisição dos equipamentos e instalação. “Com o apoio da Emater, já conseguimos legalizar duas agroindústrias em Cabixi e pretendemos legalizar mais”, afirmou Ademar Zeni.



Fonte: Emater/RO
Autor: Wania Ressutti


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quarta-Feira, 29 de Março de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871