Visitas: 57890597 - Online: 126

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

CLARETIANO
JAURU






13/03/2017 13:02:29
      
Deputado promove intercâmbio entre produtores rurais de Vilhena e Alvorada do Oeste

Objetivo do encontro foi de conhecer técnicas de plantio do café clonal 

Cerca de 30 pequenos produtores rurais de Vilhena e acadêmicos de agronomia participaram de um intercâmbio com produtores de Alvorada do Oeste no último sábado (11). O encontro, promovido pelo deputado estadual Luizinho Goebel (PV), teve como objetivo aproximar os produtores da agricultura familiar de Vilhena e região com o plantio já consolidado do café em Alvorada do Oeste, principal atividade agrícola daquele município, secundada pelo inhame e a horticultura.

Depois de palestra aplicada pelo técnico da Emater-RO, Geovane Tomiazzi Soares, onde técnicas de plantio, desenvolvimento da planta e a colheita foram ensinadas para os produtores na propriedade da família Alves Moreira, os produtores vilhenenses conheceram a lavoura onde as modernas técnicas de adubação, plantio, irrigação, desenvolvimento da planta e colheita já são aplicados.

A família iniciou a atividade com a cultura do café há 30 anos atrás. De lá pra cá foram vários aprendizados com apoio da Emater para chegar ao estágio atual. “Cometemos muitos erros até alcançar a atual produtividade, algo que vocês não mais irão repetir”, disse Claudinei Alves Moreira, um dos produtores da família cujos membros, cerca de 60 pessoas, vivem e produzem na mesma propriedade. Também participaram do evento o Secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani e o gerente regional da Emater-RO, Luciano Brandão.

O café de Rondônia já é considerado o segundo melhor do país. Tais resultados demonstram as potencialidades da tecnologia do café quando associados com um bom preparo da área, adubação, manejo de hastes, desbrotas, irrigação, controle de plantas invasoras, controle fitossanitários e podas. No Espírito Santo, está a maior área (286,4 mil hectares), seguido de Rondônia, com 94,6 mil hectares, e da Bahia, com 48,6 mil hectares.

Para o deputado Luizinho a importância desse intercâmbio está na troca de informações e de conhecimento da cultura do café, que o Governo do Estado através da Secretaria de Agricultura está implantado em várias regiões de Rondônia, dentre elas, o cone sul, distribuindo mudas e calcário gratuitamente. “Nossa contribuição nesse processo é de levar nossos produtores para conhecer a cultura onde ela está melhor consolidada, como fizemos o ano passado trazendo produtores de Alvorada para conhecer nossa produção de hortifrutigranjeiros, viveiros e plantios de Pinus e Eucaliptos num processo de integração agrícola”, disse o parlamentar.

O deputado lembrou que a agricultura tem sido o pilar mais importante da economia de Rondônia e ele tem enfatizado a necessidade de investir cada vez mais no campo para que haja geração de empregos e renda nas cidades. “Tomemos por exemplo o caso desta família que só numa propriedade gera 60 empregos diretos e tantos outros indiretos na cidade. É uma empresa gerando riquezas para Rondônia”, pontuou.



Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871