Visitas: 43510050 - Online: 91

Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017

Ultrasonografia
BIOCAL


<
-->

Arte e Cultura


14/03/2017 08:23:26
      
Jornalista vilhenense lança livro contando a história do “poeta que morreu de amor"

Júlio Olivar é autor de outras cinco obras literárias

Mineiro radicado em Vilhena e hoje morando em Porto Velho, após passar por vários cargos no primeiro escalão do governo Confúcio Moura (PMSB), sendo atualmente superintendente de Turismo do Estado, o jornalista Júlio Olivar lança hoje (terça-feira, 14), na capital, o livro “O poeta que morreu de amor” (Editora Temática, 124 páginas) que conta a história do poeta Vespasiano Ramos.

Nascido no Estado do Maranhão, Vespasiano morreu em Porto Velho em 1916, aos 32 anos. Na época, ele estava lançando seu primeiro e único livro, “Cousa Alguma”, que foi muito bem recebido pela crítica especializada do Brasil, principalmente na então capital da República, o Rio de Janeiro.

Personalidade controvertida e boêmio inveterado, veio do Maranhão para Porto Velho fugindo de um amor mal resolvido pela sua musa inspiradora. Acabou sendo “vítima” deste sentimento quando enveredou pelas noites-sem-fim que o mataram aos poucos.

A biografia está contextualizada à história da terra natal do poeta, Caxias (MA) – cidade em que também nasceu Gonçalves Dias e tantos outros intelectuais reconhecidos nacionalmente – e à formação da atual capital de Rondônia que tinha apenas um ano de instalação quando Vespasiano aqui aportou e morreu; faz um passeio pela vida sócio-cultural e a relevância da presença do poeta naquela fase e nos anos que se seguiram em Porto Velho.

“O poeta que morreu de amor” é o sexto livro de autoria de Júlio Olivar, atual presidente da Academia Rondoniense de Letras. A obra traz fotos, documentos e depoimentos inéditos, sendo prefaciada pelo jornalista Domingues Junior e apresentada pelo escritor William Haverly Martins.



Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871