Visitas: 52756447 - Online: 180

Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017

Ultrasonografia
LEO



Indústria e Comércio


07/04/2017 15:21:48
      
Visita técnica em frigorífico de Vilhena que exporta para 30 países atesta qualidade da carne

Secretário de Agricultura lembrou que nenhuma planta do Estado foi alvo da PF

Uma comissão formada por representantes de diversos órgãos governamentais e de fiscalização, que contou também com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento – MAPA, Walter Lins, e do Secretário de Estado do Agricultura, Evandro Padovani, fez, na manhã desta sexta-feira, 07, uma visita técnica à Unidade Vilhena do Frigorífico JBS Friboi.

De acordo com o Secretário de Agricultura, o objetivo da visita técnica, que foi acompanhada também por membros da imprensa, é mostrar que as irregularidades mostrados pela “Operação Carne Fraca”, da Polícia Federal, foram focos isolados, que têm que ser combatidos. Mas,  a forma como foram divulgadas as falhas do setor, acabou se mostrando prejudicial para o Brasil e para Rondônia, cujo mais importante produto de exportação é a carne, responsável por 53% de tudo o que o Estado vende ao exteriopr. “Nós temos que cuidar muito bem desse setor, que gera 15 mil empregos diretos na indústria da carne em Rondônia”, disse Padovani,  antes de concluir: “Precisamos levar ao mercado nacional e mundial que a nossa carne é de excelente qualidade, que ela cumpre todos os requisitos internacionais, e que pode ser consumida sem qualquer receio”, disse.

A matéria-prima produzida na Unidade Vilhena do JBS é exportada para mais de 30 países, incluindo Estados Unidos e Chile, dois dos mercados mais exigentes. Capacitado para abater até 1500 cabeças de gado ao dia, o JBS Vilhena vinha processando uma média de 1.000 cabeças, mas após a repercussão da Operação Carne Fraca, o número de e hoje gira em torno de 800 reses.

A comissão, que também foi integrada por alguns vereadores vilhenenses, devidamente paramentados com os EPIs e orientada quanto às normas de higienização, conheceu a linha de produção, fazendo o caminho reverso desde a estocagem, até o abate, e pode vivenciar o quão rígidas são as regras de segurança, higiene e controle de qualidade. 

A comitiva do Secretário de Estado da Agricultura e do Superintendente do MAPA irá visitar todos os onze frigoríficos aptos a exportação no Estado. Além de outros sete com inscrições estaduais. 

Padovani fez questão de informar que nenhuma unidade frigorífica de Rondônia foi citada na Operação do Polícia Federal; mas lamentou que a forma como a notícia foi divulgada tenha afetado também a economia do Estado. “Nós temos o 6º maior rebanho bovino do país; ano passado ficamos na 4ª colocação no Ranking Nacional de Exportação”, expôs Padovani.
    



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871