Visitas 127417869 - Online 267

Terça-feira, 19 de março de 2024

Meio Ambiente

22/05/2017 08:47:32

PF desarticula quadrilha envolvendo índios e madeireiros em aldeia próxima a Vilhena

80 policiais federais cumpriram oito mandados de prisão temporária

A Polícia Federal deflagrou, na semana passada, a “Operação Nambikwara”, visando desarticular associação criminosa envolvida na prática reiterada de desmatamento e comércio ilegal de madeira. A ação policial foi desencadeada na região de Comodoro (MT) e aldeias da Terra Indígena Nambikwara. Membros da etnia são vistos com freqüência em Vilhena, já que a aldeia é próxima da cidade.
 
Cerca de 80 policiais federais cumpriram oito mandados de prisão temporária, um mandado de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal – Subseção de Cáceres (MT).
 
As investigações apontam a participação de índios e alguns líderes de aldeias em um esquema onde comerciantes madeireiros adquiriam o produto extraído ilegalmente do interior das áreas indígenas. A Fundação Nacional do Índio (Funai) acompanha o cumprimento dos mandados.
 
Os presos serão indiciados pelos crimes de receptação, associação criminosa e por desmatar, explorar economicamente ou degradar floresta, plantada ou nativa, em terras de domínio público ou devolutas, sem autorização do órgão competente. 
 





Fonte: PF/MT
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.