Visitas: 56737638 - Online: 188

Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017

CLARETIANO
LEO





06/07/2017 08:05:29
      
Secretaria Municipal de Saúde traz facilitadores da FioCruz para capacitar Vigilância de Vilhena

Curso integra ensino e serviço para melhorar setor no município 


A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) trouxe para Vilhena o curso de Vigilância em Saúde do Trabalhador (Visat) com facilitadores da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz) e da Escola Nacional de Saúde Pública. As instituições são reconhecidas em todo o país. 


No espaço cedido pelo Senac o curso está sendo ministrado entre os dias 03 e 07 de julho, nos períodos matutino e vespertino. Além disso, participou da abertura a gerente estadual do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) que falou sobre o avanço do setor nos últimos seis meses. "Vim a Vilhena no início do ano e disse para o secretário que precisávamos reestruturar o Cerest e ele se comprometeu a isso. Este curso é uma das medidas eficaz para fazer o Cerest funcionar", comentou Ana Flora. 


Os facilitadores Kleber José e Verónica Almeida do Cerest de João Pessoa na Paraíba reforçaram a importância do curso. "A FioCruz está à disposição de Vilhena para que os profissionais da vigilância estejam capacitados", disseram.


De acordo com a coordenadora de Vigilância em Vilhena, Lucineia Fagundes, o curso recebeu profissionais de todo o Estado e até do Acre e tem a finalidade de capacitar os colaboradores do Cerest, Vigilância Sanitária e Vigilância Epidemiológica na promoção, prevenção e controle aos agravos à saúde do trabalhador.  O Visat foi ministrado em apenas duas cidades do Estado: Porto Velho e Cacoal.


O secretário de Saúde, Marco Aurélio Vasques,  falou sobre as ações que estão sendo desenvolvidas. "A FioCruz e a ENSP são instituições nacionalmente reconhecidas. Tenho certeza que nossos profissionais estão sendo capacitados da melhor maneira possível por profissionais de qualidade e esse curso será um divisor de água na Vigilância em Saúde do Trabalhador do nosso município", acrescentou o titular da Semus.

A prefeita Rosani Donadon (PMDB) reforçou que tem priorizado a reciclagem de conhecimento dos servidores municipais. "O Cerest passou por um único treinamento em cinco anos. Vamos investir no conhecimento dos nossos trabalhadores porque consequentemente o serviço melhora ao paciente, que é nosso cliente final, nossa missão é o melhor atendimento a esse paciente", encerrou. 





Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria


teste











Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871