Visitas 128112029 - Online 427

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cotidiano

20/07/2017 15:36:57

Novidade tecnológica é anunciada para agilizar ações da Polícia Militar nas cidades do Cone Sul

Militares explicaram projeto em visita ao FOLHA DO SUL ON LINE

Visitaram a redação do FOLHA DO SUL ON LINE , na manhã de ontem (quarta-feira, 19), os capitães da Polícia Militar, Marcelo Duarte e Rafael Tossati, ambos de Porto Velho, acompanhados do Coronel PM Rildo Flores, ex-comandante do 3º BPM,  para anunciarem a implementação do Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) na Polícia Militar na região do Cone Sul. A instituição contará, no segundo semestre, com uma das mais inovadoras ferramentas de tecnologia que agrega celeridade, eficiência e economicidade ao mesmo tempo. 

Conforme explica o Capitão PM Marcelo, as atividades da Polícia Militar,  que habitualmente atende as solicitações decorrentes de crimes de menor potencial ofensivo, como ameaça, lesão corporal leve e perturbação de sossego, serão atendidas no local dos fatos, sem a necessidade de condução dos envolvidos a delegacia. Além disso, a nova modalidade de atendimento garantirá mais segurança e resposta do Estado à sociedade, segundo preveem as autoridades. Isso porque o sistema permitirá a lavratura do TC no próprio local do fato, que atualmente é feito em formulários de papel. No segundo semestre, o procedimento será executado através de equipamentos informatizados.

O uso da tecnologia embarcada permitirá que as declarações colhidas sejam armazenadas e os Boletins impressos e assinados na hora através de uma impressora térmica (equipamento portátil).Poderão ser coletadas informações diversas, como filmagem, gravação de áudio com declarações, ou fotografias de objetos apreendidos, como nos casos de posse de droga, onde todas as informações serão encaminhadas vitualmente aos sistemas integrados. Os envolvidos na ocorrência ficarão imediatamente compromissados e intimados a comparecerem ao juizado especial, cientes de data e horário da audiência.   

COMO É HOJE?
Atualmente, os atendimentos envolvendo crimes de menor potencial ofensivo atingem um índice aproximado de 80% das ocorrências registradas pela Polícia Militar. A instituição, que convive com o drama de um efetivo reduzido, “precisa dispor de guarnição que se desloca até o local do fato. Isso às vezes demanda várias horas de viagem para realizar as diligências e encaminhar as partes até a delegacia”, explica Rildo , acrescentando que as demandas por serem muitas não conseguem satisfazer o interesse público que busca com as denúncias um resultado do Estado, geralmente inviável. 

COMO VAI FUNCIONAR?
A partir de hoje, a Polícia Militar, em Vilhena e toda a região do Cone Sul, inicia a lavratura do Termo Circunstanciado. Com a implementação da tecnologia Mobile na PMRO, ao acionar a CORPORAÇÃO através 190, o denunciante informará as características e dados relacionados ao fato que pretende relatar. O policial receberá a ocorrência diretamente por um tablet e não precisará mais atender via rádio. Na sequência, todas as informações serão registradas e georreferenciadas, conforme o endereço repassado pelo solicitante. 
Conforme explicou Marcelo, 450 os kits contendo os equipamentos serão disponibilizados em todo o Estado. O investimento custou 4 milhões de reais e o recurso é proveniente da multa decorrente de uma ação executada pelo Ministério do Trabalho. Com a apresentação do Projeto, o órgão concordou em reverter o valor que o Estado teria que pagar para a implantação do sistema.  

TEM REFERÊNCIA 
O sistema inédito é inspirado em um modelo que funciona em Santa Catarina (PMSC Mobile). O Capitão PM Tossatti, que atuou em Chapecó como Soldado da PMSC, descreveu como o projeto tem garantido resultado eficaz no Estado sulista. “Através de um estudo, foi apurado que houve uma economia de tempo de serviço em mais de 300 mil horas da PM, durante 8 anos de atividade.  Esse tempo que foi economizado passou a ser utilizado de forma ostensiva nas ruas e hoje o Estado tem uma das polícias mais eficientes do Brasil em questão de resultados. Não é solução, mas se trata de uma alternativa muito segura que vai melhorar o atendimento ao cidadão e trazer melhor eficiência no trabalho policial”, finalizou. 





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.