Visitas: 52887365 - Online: 129

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Ultrasonografia
LEO





08/08/2017 08:42:00
      
Projeto elétrico desenvolvido por alunos do SESI-SENAI será apresentado durante evento em Vilhena

Experiência será mostrada durante Portal do Agronegócio
 

Sabe-se que a base de qualquer país capitalista no mundo é: energia, água e petróleo. É possível afirmar que este é o tripé do desenvolvimento contínuo de qualquer nação. Assim, o SENAI, uma das redes de ensino referência do mundo em ensino técnico profissionalizante, prepara os alunos com excelência para atuar em um dos itens desse tripé: a energia. Mais especificamente a energia elétrica.

Foi proposto aos alunos do curso Técnico em Eletrotécnica 2015 – 2017, noturno do SENAI Vilhena, um projeto representativo do Sistema Elétrico de potência do Brasil. A missão era desenvolver uma maquete em escala, contendo os 3 elementos: geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, incluindo subestação, responsável por alterar o nível de tensão do sistema.

E assim foi feito. Foram mais de 3 meses de estudos, pesquisas e desenvolvimento, até obter o resultado prático: gerar, transmitir, modificar, distribuir e fornecer energia elétrica para consumo. O projeto teve o envolvimento de 19 alunos, 100% da turma e contou também com a contribuição de vários professores de diferentes áreas, bem como a equipe pedagógica, o time da manutenção, coordenação e direção e toda a comunidade escolar do SENAI de Vilhena. 

Foram necessários diversos conhecimentos de diferentes áreas: sistemas elétricos de potência alta e baixa tensão, eletricidade, circuitos elétricos, projetos, instalações elétricas, eletrônica, mecânica, pneumática, desenho técnico, segurança entre outras.

Durante os trabalhos, além dos conhecimentos específicos aplicados, das mais diversas áreas, foram também desenvolvidas capacidades técnicas e sociais, competência de bons profissionais. Dentre elas, é possível destacar: gestão, empreendedorismo, finanças, administração, senso de liderança, organização, responsabilidade, solução de problemas, comunicação, registros, pesquisa de mercado, orçamento e tantas outras.

O projeto é composto por 4 plantas: geração, transmissão, subestação e distribuição. Uma síntese de cada uma delas:

SISTEMA DE GERAÇÃO: duplo sistema de conversão de energia. Sistema de ar-comprimido, utilizando os mesmos princípios do modelo de uma termoelétrica e um sistema de conversão eólico. Os níveis de tensão produzido pelos geradores (motores de corrente contínua com imã permanente) é de 17Vdc e 1,8Vac, respectivamente.

SISTEMA DE TRANSMISSÃO: representação de 2 linhas de transmissão, sendo uma em corrente contínua (+/-) e outra em corrente alternada (trifásica), contendo diversos tipos de torres. A rede transmite a energia com apenas 2% de perda, aproximadamente.

SUBESTAÇÃO: para a energia produzida pelo sistema eólico, transmitida pela rede trifásica de corrente alternada, a tensão é elevada de 1,8Vac para 42Vac através de seus transformadores de potência. Já para a energia produzida pelo sistema de ar-comprimido, 17Vdc, transmitida pela rede de corrente contínua, a subestação apenas protege através de um disjuntor, com uma rede de by-pass repassando diretamente para a carga, sem alterar o nível de tensão.

SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO: maquete de um quarteirão contendo, 2 prédios comerciais de grande porte, residências e um espaço público de convivência. Os sistemas alimentam as cargas (LEDs, 2,8V) em corrente contínua (DC) separadas em: iluminação pública, alimentada pela rede da energia produzida pelo sistema eólico e a iluminação dos prédios, alimentada pela rede de energia produzida pelo sistema de ar-comprimido, similar à termoelétrica.

O Projeto será apresentado no 2º Portal do Agronegócio pelo professor Gutemberg Torquato juntamente com alunos do Curso Técnico em Eletrotécnica 2015 – 2017 e equipe SENAI Vilhena. O evento no qual a tecnologia será exibida acontece em Vilhena entre os dias 09 e 11 de agosto.


 



Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871