Visitas: 52931396 - Online: 196

Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017

Ultrasonografia
LEO





11/08/2017 08:05:02
      
Com colheita quase no final, produtividade do milho sobe 30% desde 2011 em Cerejeiras

Adoção de tecnologia e correção de solo auxiliam incremento de produção, diz agrônomo

A colheita de milho em Cerejeiras está caminhando para o fim. “Só faltam cerca de 25 por cento da área total plantada neste ano para colher”, disse ao FOLHA DO SUL ONLINE, o plantador de lavouras de soja e milho e presidente do Sindicato dos Produtores Rurais em Cerejeiras, Jair Roberto Gollo – que também plantou milho neste ano.

Fazer uma previsão de colheita futura de milho não é muito fácil. Os dados raramente são exatos antes da safra. A razão desta inexatidão é que nem todo agricultor que planta soja planta o milho em seguida. E, muitas vezes, eles não usam a área toda do milho safrinha que antes era dedicada à soja. Segundo o IBGE, por exemplo, a área dedicada ao plantio de soja em Cerejeiras é de 27.000 hectares e a do milho, 20.000. 

A outra razão da dificuldade de levantar os dados exatos da perspectiva de colheita de milho é que alguns agricultores plantam a lavoura não para colher o grão, mas as folhagens: o chamado “milho F/S”, em que se aproveita a planta inteira para ração de animais, especialmente gado em confinamento. Mas essa produção do “milho folha” em Cerejeiras é mínima: segundo o IBGE, somente 700 hectares.

Apesar dessas dificuldades de previsão da colheita de milho, a produtividade do grão em Cerejeiras neste ano estará em torno de 80 sacas por hectare. 

Se essa produção se confirmar – e tudo indica que vai –, então a produtividade do milho aumentou muito em Cerejeiras. Apenas para comparação, em 2011 colhia-se na região cerca de 60 sacas por hectare, um aumento de 20 sacas por hectare ou 30 por cento de incremento de produção. “A adoção de novas tecnologias e a correção de solo são responsáveis por esse aumento de produtividade do milho safrinha”, disse um agrônomo em Cerejeiras, que trabalha para uma empresa secadora do setor, que pediu que nem ele nem a empresa fossem identificados nesta reportagem.

Em relação ao volume total de produção, as informações sobre a colheita deste ano ainda não são conhecidas, mas a expectativa geral é que uma boa quantidade do milho saia de Cerejeiras neste ano.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 21 de Setembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871