Visitas 128155262 - Online 371

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Geral

22/09/2017 15:56:58

Avião da FAB que veio a vilhena buscar fígado para transplante volta sem levar o órgão doado

Rins e córneas não apresentaram problemas e serão aproveitados

O avião da Força Aérea que aterrissou em Vilhena na manhã desta sexta-feira, 22, para levar o fígado doado pela família de uma adolescente morta na cidade, voltou para Brasília sem levar o órgão que seria transplantado em uma mulher de 30 anos.

Duas equipes participaram das cirurgias para a retirada dos rins e das córneas, procedimento que já foi realizado outras vezes na cidade, com sucesso. Já  a remoção do fígado seria a primeira realizada em Vilhena. Dois cirurgiões e uma enfermeira vieram na aeronave para acompanhar o processo e levar o órgão.

De acordo com o médico Carlos Mamede, que participou da cirurgia, após a extração, o fígado foi submetido a vários testes de avaliação. Um deles constatou que o órgão apresentava alteração no tecido, provavelmente em decorrência das paradas cardíacas sofridas pela jovem. 

“A seqüela era visível e foi constatada pelo cirurgião especialista em transplantes hepáticos, o doutor Luiz Gustavo, que já atuou no hospital Albert Einstein, em São Paulo”, revelou Mamede.

Após a constatação de que o órgão não poderia ser transplantado, ele foi colocado novamente no corpo da doadora. Já os rins e córneas não apresentaram problemas e serão aproveitados. As cirurgias duraram cerca de 4 horas.





Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.