Visitas: 54938566 - Online: 255

Domingo, 22 de Outubro de 2017

VALDOMIRO RODEIO
LEO





10/10/2017 14:44:21
      
Vilhena tem 20 mil imóveis irregulares; projeto para tentar resolver o problema chega à Câmara

Titular da Semter explica como será feita regularização

Foi protocolado hoje para a Câmara de Vereadores de Vilhena, um projeto de lei para tentar regularizar a maior parte dos cerca de 20 mil imóveis sem documentação na cidade. A matéria foi apresentada pelo secretário municipal de Terras, Daniel Machado, que elaborou o documento a partir de uma indicação do promotor Fernando Franco Assunção, titular da Curadoria da Probidade.

Segundo o secretário, através da proposta, todos os imóveis ocupados antes do mês de fevereiro de 2006 serão documentados. O titular da Semter admite que cerca de 80% dos terrenos relativos a este período eram áreas públicas, que passaram aos particulares através de doações, invasões e vendas diretas.

Pelo projeto, o interessado em normalizar a situação deve apresentar a “cadeia dominial”, ou seja, comprovar as posses anteriores para que a escrituração do bem seja feita e a posse definitiva garantida. Será um processo relativamente simples, uma vez que não dependerá de decisão judicial. Pessoas físicas e jurídicas serão beneficiadas pela iniciativa da Semter.

A ENCRENCA
Pela proposta apresentada pelo MP, os imóveis ocupados de 2006 em diante só serão regularizados após avaliação e atualização dos bens. Com base no preço de hoje, o ocupante deverá fazer a quitação junto ao município, podendo parcelar o total.

O problema é que, no entendimento do secretário, a maioria não conseguirá pagar duas vezes pelo mesmo imóvel. Por isso, esta parte da sugestão não consta do projeto que será analisado pelos vereadores.

E DEPOIS?
O promotor também só aceita a regularização dos imóveis ocupados até 2013. Quem estiver nesta situação deverá aguardar uma nova lei que autorize a escrituração do bem.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Domingo, 22 de Outubro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871