Visitas: 56624651 - Online: 120

Domingo, 19 de Novembro de 2017

CLARETIANO
LEO





17/10/2017 08:26:01
      
Vilhena comemora “Outubro Rosa”, mas mamógrafo zero está parado; secretário responde em vídeo

Mulheres que buscam os exames são encaminhadas para outras cidades

Em pleno mês do “Outubro Rosa”, dedicado à prevenção do câncer de mama, o FOLHA DO SUL ON LINE descobriu que, em Vilhena, mulheres que precisam fazer os exames são encaminhadas para outras cidades, já que o mamógrafo que deveria atender pela rede pública não está em funcionamento.

O aparelho foi adquirido há dois anos, e desde então, apesar não apresentar sem nenhum defeito, não é colocado em funcionamento. Vereadores já cobraram a instalação do equipamento em sessões da Câmara de Vilhena, mas até agora o pedido não foi atendido.

Para realizar suas mamografias, as vilhenenses precisam se apresentar na Central de Regulação que funciona na cidade e, a partir disso, são encaminhadas para Porto Velho ou Cacoal. Se o mamógrafo estivesse em funcionamento, as viagens não seriam necessárias. Essa foi a informação obtida pelo site junto a uma liderança política que tem atuação voltada para a saúde pública em Vilhena.

O OUTRO LADO
Em nota, o secretário municipal de Saúde, Marco Aurélio Vasques, disse o seguinte sobre a situação: “O mamógrafo foi adquirido em 2015, instalado no CRESAMC e em janeiro a atual administração de Vilhena recebeu a informação da administração anterior que o mesmo estava quebrado e custaria 35 mil reais o diagnóstico. Com apoio do estado, foi feita uma verificação e constatado que não havia defeito, apenas falta de manutenção. Foi definido um planejamento para o serviço de diagnóstico, que está em execução, será publicado um chamamento público ainda este mês para viabilizar a implantação de um tomógrafo e colocar em funcionamento os 2 aparelhos de raio x, 2 aparelhos de ultrassom, adquiridos novos, bem como exames terceirizados como endoscopia, ecocardiograma, e nosso aparelho de mamografia. Em relação ao outubro rosa, foi viabilizada uma parceria com o Hospital de Câncer de Barretos, onde uma carreta estará nos dias 24, 25 e 26 de outubro realizando 200 mamografia pra mulheres de Vilhena. Todas as lideranças políticas que realmente vivem a saúde do município tem conhecimento desses fatos, inclusive esse vídeo foi divulgado há mais de 10 dias”.

Em vídeo, ao lado do diretor do Hospital Regional, Wagner Borges, Vasques prometeu instalar não apenas o mamógrafo, mas também um aparelho de raio-x digital na unidade. As instalações para receber os equipamentos, disse Vasques na filmagem, estão sendo construídas. Também mencionou outras ações para “transformar a saúde de Vilhena”

Clique abaixo e assista as explicações do titular da Semus.




Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Vídeo da reportagem

Caso não consiga assistir o video faça o download, clique aqui



teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Domingo, 19 de Novembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871