Visitas: 61469494 - Online: 142

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018

CLARETIANO
Rondocap

24/10/2017 15:19:25
      
Mandou bem: estudante do IFRO em Vilhena apresenta trabalho durante evento no Ceará

JOIN é um evento que tem origem na Universidade dos Açores/Portugal

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Vilhena, esteve representado no III JOIN Brasil (Encontro Internacional de Jovens Investigadores - Edição Brasil), que aconteceu em Fortaleza (CE), de 12 a 14 de outubro de 2017. Em artigo apresentado pela discente Karolayne Silva Braz, do 3º ano do Curso Técnico em Edificações, debateu-se o "Coprocessamento na Produção de Cimentos".

O artigo apresentado foi uma revisão bibliográfica, que teve como objetivo auxiliar na compreensão da produção de cimentos com a tecnologia do coprocessamento, na qual se utiliza resíduos com grande poder calorífico para a produção de energia e como matéria-prima do clinquer. O coprocessamento pode ser muito importante, pois as suas vantagens são diversas, como a diminuição de resíduos originados pela sociedade e o desenvolvimento socioeconômico na geração de empregos através da reciclagem dos resíduos. Orientado pela professora Ariane Miranda, o estudo é vinculado ao projeto de ensino do Campus Vilhena "Mobiliário de Concreto Colorido", coordenado pelo docente Junior Batista Duarte.

A estudante Karolayne Silva Braz enfatiza que “foi um privilégio participar de um evento como este, pois desta forma adquiri mais conhecimentos para a minha bagagem estudantil e conheci outras culturas que vão além das minhas realidades vividas. Nunca pensei que chegaria tão longe assim e o JOIN me fez perceber o quão importante é para um jovem aprender a valorizar as oportunidades que o IFRO nos oferece e agarrá-las com força, pois são experiências únicas as quais todos os discentes podem se submeter e fazer com que essa utopia se torne realidade”.

O Encontro Internacional de Jovens Investigadores (JOIN) é um evento que tem origem na Universidade dos Açores/Portugal e é destinado à socialização de pesquisas de estudantes universitários (graduação, mestrado e doutorado) de diversas áreas do conhecimento. Isto se coloca no sentido de ampliar espaços de debates e aprofundamentos teóricos e práticos acerca das licenciaturas, demais áreas do conhecimento e da universidade enquanto lugar/tempo de ciência/investigação.




Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871