Visitas: 56624594 - Online: 117

Domingo, 19 de Novembro de 2017

CLARETIANO
LEO





14/11/2017 18:34:53
      
“Diárias pagas a vereadores de Cabixi durante um ano dariam para construir escola”, diz advogado

Segundo Caetano, viagens para protocolar ofícios é ilegal

O festival de diárias de vereadores, que se deslocam dos seus municípios a Porto Velho e Brasília com a justificativa de “reivindicar recursos” é ilegal. Segundo o advogado Caetano Neto, presidente da Associação dos Direitos da Cidadania de Rondônia a Constituição Federal é bem clara e específica quando aborda a competência e atribuições inclusive sobre diárias de vereadores.  

Vereador não pode receber diárias para viagens à capital para entregar ofícios a deputados e muito menos a Brasília, segundo Caetano Neto, pois “não tem competência e muito menos legalidade para viajar com diárias pagas pelo povo para oficiar os governos federal e estadual”, argumentou. Vereador tem que fiscalizar as ações nos municípios, inclusive as licitações e fazer leis. Caetano disse que as diárias para vereadores de Cabixi, por exemplo, durante um ano daria para construir uma escola.

Em Vilhena, ao invés de usar verbas para viagens, os vereadores adotaram o sistema de “verba indenizatória”, utilizados em diversos municípios e que, segundo eles, garante maior economia e transparência. Além disso, em decisão proferida este ano, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso atestou a legalidade deste tipo de procedimento para custear atividades parlamentares no Estado. Em Cuiabá (MT), no entanto, a justiça determinou a redução da verba, que era de R$ 25 mil. Em Vilhena, o recurso de R$ 5 mil prevê o pagamento de várias despesas, inclusive as viagens dos vereadores.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Domingo, 19 de Novembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871