Visitas 128121698 - Online 397

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

17/11/2017 11:26:59

Cidade do MT volta às urnas para escolher novo prefeito; em Vilhena, Rosani aguarda definição do STF

Adversários se assanham e aliados se dizem tranqüilos

A cidade matogrossense de Primavera do Leste volta às urnas neste domingo, 19, para escolher um novo prefeito. Isso porque o eleito no ano passado, Getúlio Viana (PSB), teve seu registro de candidatura indeferido pelos ministros do TSE. Ele foi condenado por pagar despesas de viagem para algumas autoridades que visitaram o município.

O prefeito já afastado do cargo concorreu com o registro impugnado e, mesmo assim, fez 57% dos votos em Primavera do Leste. Além dele, também perdeu o mandato o vice-prefeito José Alécio Michelon (PSDB). A prefeitura da cidade foi assumida pelo presidente da Câmara, Leonardo Bortolin (PMDB), que convocou o novo pleito. A eleição suplementar será disputada por três candidatos, sendo que um deles é sobrinho do prefeito cassado.

EM VILHENA
Eleita também com registro indeferido, mas depois da vitória com a candidatura autorizada pelo TRE de Rondônia, a prefeita de Vilhena, Rosani Dondon (PMDB), ainda aguarda decisão definitiva sobre seu mandato.
Em julgamento recente, o STF autorizou a aplicação da lei da Ficha Limpa a condenações anteriores a 2010, atingindo a vilhenense, que foi penalizada por abuso de poder em 2008, quando concorria a vice do marido, o ex-prefeito Melki Donadon (PTB).

A “modulação de efeitos”, a ser definida pelo próprio Supremo, deve sair nos próximos dias, quando ficará claro se a nova regra atinge Rosani. Até lá, adversários se assanham e aliados se dizem tranqüilos.





Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.