Visitas: 362246 - Online: 123

Terça-Feira, 24 de Abril de 2018

Claretiano
Rondocap

21/11/2017 10:07:36
      
Em palestra, urologista vilhenense relata situação dramática de idosos com câncer de próstata

Pacientes chegam a implorar por eutanásia para se livrar da dor

Numa palestra ministrada ontem, no posto de saúde João Luiz, em Vilhena, o urologista Nilton Migiyama expôs de forma dramática a situação vivida por idosos que enfrentam o câncer de próstata em estado terminal na cidade. A fala do médico foi assistida por dezenas de pessoas, entre elas os vereadores Carlos Suchi (PTN) e Leninha do Povo (PTB).

O profissional de saúde destacou a importância da prevenção, através dos exames regulares, e as formas de tratamento. E usou bom humor para falar do que ainda é tabu para alguns homens: o famoso toque retal. Um idoso que assistia à apresentação quis saber se o próprio paciente poderia se “auto-examinar”, arrancando gargalhadas da platéia.

Migiyama revelou que a grande maioria dos casos câncer de próstata constatados em Vilhena são curados. Os pacientes são encaminhados para o hospital de Barretos e podem escolher entre a cirurgia e o tratamento por radioterapia. O médico explicou alguns dos efeitos das terapias.

Mas, na parte mais dura de seu discurso, o urologista revelou o lado dramático da doença. Ele confessou que, em alguns casos, com o câncer já em estado avançado, portanto, sem chances de cura, tanto o paciente quando a família enfrentam uma situação desesperadora.

Segundo o palestrante, já houve casos em que pacientes, desesperados pela dor e o sofrimento, disseram a ele já não ter mais vontade de viver e chegarem a implorar por eutanásia, um procedimento ilegal, que significa levar o doente propositalmente à morte.

Em outras situações, justamente pelo esgotamento físico e emocional, idosos acabam sendo abandonados pelos familiares, exaustos de tanto lidar com o drama. Nestes casos, o MP é acionado pelo próprio médico.



Fonte: Fotos: Juarez Soares
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 24 de Abril de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871