Visitas: 57914063 - Online: 155

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

CLARETIANO
JAURU






04/12/2017 09:12:26
      
Loja maçônica apresenta projeto sugerindo alargar avenidas para desafogar trânsito em Vilhena

Documento com foi entregue a prefeita e outras autoridades

Visando a melhoria do trânsito de Vilhena em trechos específicos da cidade, a Loja Maçônica Águia do Planalto entregou,a na semana passada,  a autoridades locais, um documento no qual sugere o alargamento de três pontos que apresentam, principalmente em horário de pico, problemas de engarrafamento.

Trata-se das ruas Ricardo Franco (Bombeiros), Marques Henrique (que dá acesso à UNIR) e Dom Pedro I (Cavalo Branco). Essas vias pública têm em comum serem de mão dupla e darem acesso à BR-364. O documento foi entregue à prefeita Rosane Donadon, ao novo Secretário Municipal de Trânsito, Cezar Stefanes, aos vereadores e ao Curador do Meio Ambiente e Urbanismo do Ministério Público.

De acordo com o com o Venerável Mestre da instituição maçônica, Alcenir Luis de Moura, as modificações propostas no documento não necessitam de um investimento vultoso e resolverão os problemas de fluxo de veículos naquelas regiões.

A sugestão contida no documento é que se faça o alargamento das vias citadas de forma que cada sentido de tráfego tenha duas pistas de rolagem, além da modificação dos estacionamentos de 90 para 180 graus. Esta modificação seria feita nas citadas ruas no trecho entre as avenidas Marechal Rondon e Major Amarante. “Mas pode-se levar estas modificações até a avenida José do Patrocínio, por que não?” sugere.    

Confira a íntegra do documento entregue às autoridades e logo a baixa as imagens de como ficaria tais avenidas. 

Cumprimentando-o cordialmente, sirvo-me do presente expediente para expor a Vossa Excelência e, ao final, requerer o que se segue.

É público e notório que nossa cidade tem crescido muito rapidamente e, com isso, sua frota de veículos também vem se ampliando, aumentando consideravelmente o fluxo de trânsito nas vias locais.
Em razão disso, três ruas em particular têm experimentado um volume bastante elevado de tráfego, principalmente no horário de “rush”, sendo elas as Ruas RICARDO FRANCO, MARCOS HENRIQUE e DOM PEDRO I, notadamente no trecho, de cada uma delas, entre a Av. Marechal Rondon e a Av. Major Amarante.
Essas ruas são de mão dupla, porém, com faixa única em cada sentido, sendo que, nos trechos já especificados, há largura mais do que suficiente para que, reduzindo o espaço hoje destinado às calçadas (estima-se uma calçada de mais de 5m de cada lado) e alterando o modelo de estacionamento (de 90º para 180º), possa ser, tranquilamente, acrescentada mais uma faixa em cada um dos sentidos daquelas vias, com obra de baixo custo e de fácil implementação, o que diminuiria consideravelmente os constantes congestionamentos que ali têm se formado nos horários de pico, trazendo maior agilidade e segurança para o trânsito em tais vias, eis que, em momentos de maior tráfego, as filas de carros que ali se formam chegam a atrapalhar o trânsito na faixa de rolamento da BR-364, gerando grave risco de acidentes, já que essas ruas são os principais acessos de quem vem da Rodovia e pretende se dirigir ao centro da cidade. 
Por conta disso, e considerando que o art. 89 da Constituição da GLOMARON prevê que “as Lojas poderão se dirigir às autoridades (...) para recomendar, cobrar ou solicitar atos aos poderes públicos, visando à consecução de fins sociais que se amoldem aos princípios maçônicos”, foi apresentada e aprovada em nossa Oficina a proposta de se solicitar aos órgãos públicos competentes a criação de uma faixa de rolamento extra em cada um dos sentidos das ruas já nominadas, para tanto, reduzindo a largura atual de suas calçadas e alterando o modelo de estacionamento, de 90º, para 180º, tudo conforme ilustrações anexas.
Destarte, cumprindo nossos deveres cívicos e maçônicos, visando melhorar o trânsito de nossa cidade, venho, em nome de todos os obreiros da GR.ˑ. BEN.ˑ. LOJ.ˑ. SIMB.ˑ. ÁGUIA DO PLANALTO N. 03, solicitar a Vossa Excelência que adote as providências cabíveis, no âmbito de vossas atribuições, para que a presente proposta seja efetivamente implementada.
Por fim, cabe informar que o presente expediente está sendo encaminhado à Sra. Prefeita de Vilhena, ao Secretário Municipal de Trânsito, ao Dr. Promotor de Justiça Curador do Urbanismo, a cada um dos Vereadores de Vilhena, bem como a veículos de comunicação local.
Sem mais para o momento, aproveito o ensejo para externar a Vossa Excelência (ou Vossa Senhoria, conforme o caso), votos de elevada estima e apreço.
Vilhena/RO, 25 de novembro de 2017.
ALCENI LUIZ DE MOURA
Venerável Mestre




Fonte: Folha do Sul
Autor: Rogério Perucci


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871