Visitas: 60286493 - Online: 151

Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018

CLARETIANO

14/12/2017 10:01:11
      
Há mais de 10 anos, tratamento domiciliar ajuda moradores com dificuldade de locomoção em Cerejeiras

Pelo menos um médico e um enfermeiro visitam pacientes todo mês

Uma médica e uma enfermeira chegam à casa de um morador e bate palmas no portão. Alguém atende e as chama para entrar. Dentro da residência, as duas profissionais de saúde conversam atentamente com a mulher que acabou de ter um filho. A médica e a enfermeira verificam a saúde tanto do bebê quanto da mãe.

Essa é a rotina mensal da enfermeira Leidiane Custódio e da médica cubana Yanierka Otamrndy  , em Cerejeiras – e de vários outros profissionais de saúde do município. 

As visitas domiciliares fazem parte do Programa Saúde da Família (PSF), criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, em atuação no município há nove anos.

Em Cerejeiras, as visitas às residências, com enfermeiros e médicos, são feitas uma vez ao mês para cada paciente cadastrado. São selecionados para receber as visitas os pacientes com dificuldades de locomoção devido à idade ou a algum problema de saúde. Além disso, outras ações de saúde também são realizadas pelo programa. “Nós oferecemos várias ações à população, referentes à saúde da mulher, da criança, do homem, do idoso, programa de tuberculose, hanseníase e vários outros”, disse a enfermeira Leidiane Custódio, mostrada na foto montagem desta reportagem (convém lembrar que existem outros inúmeros profissionais de saúde que também trabalham no programa, mas que não foram citados ou fotografados nesta matéria, mas que igualmente merecem honrosa menção).

O PSF em Cerejeiras é coordenado pela enfermeira Marilúcia Ribeiro, que explica como são realizadas as visitas do tratamento domiciliar.“A área urbana em Cerejeiras foi subdividida em cinco partes. Temos, então, cinco equipes de profissionais de saúde. Cada equipe tem um médico e enfermeira. As visitas domiciliares são agendadas pelos agentes de saúde”, afirmou.

Além das visitas domiciliares, o programa PSF realiza programações que promove a saúde do homem, da mulher, das grávidas e de combate a doenças como hanseníase, dentre outras ações.

Atualmente é realizada pelo menos uma visita mensal aos pacientes com profundas dificuldades de locomoção e que não podem frequentar os postos de saúde. Nenhum desses pacientes paga nada.

O programa de visitas domiciliares já existe em Cerejeiras há quase 10 anos, independentemente dos prefeitos que estiveram no cargo, pois é um programa do governo federal em parceria com os municípios brasileiros.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Rildo Costa


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 23 de Janeiro de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871