Visitas: 60201327 - Online: 109

Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018

CLARETIANO

19/12/2017 15:00:14
      
De passagem por Vilhena, aventureiro fabrica e vende bolos para bancar viagem e dá lição de fé a garota “sem Deus”

Paulista de Jundiaí está na estrada desde o 16 anos e já morou em vários países

No último domingo, 17, o paulista de Jundiaí Hugo Mendes Moreira, 29 anos, estacionou sua Kombi em Vilhena, após dois meses viajando desde o Rio de Janeiro. Simpático e espiritualizado, o jovem concedeu entrevista ao FOLHA DO SUL ON LINE no início da tarde desta terça-feira, 19, quando se preparava para fabricar dois bolos integrais, com os quais se mantém na estrada.

Hugo contou que decidiu correr o mundo nove meses após a morte da mãe, 13 anos atrás. Antes de adquirir a Kombi, há um ano e quatro meses, ele se locomovia como “mochileiro”, pegando caronas.  Conta que já morou na Austrália, na Tailândia e na Indonésia, mas passou por outros países, como Espanha, Turquia e Arábia Saudita, citando apenas alguns.

O aventureiro tem a van que o transporta adaptada. Ele leva consigo a velha prancha de surf e tem como companheira de destino a cachorrinha “Brisa”, que ganhou (e adotou) logo após o falecimento da mãe. A mascote, aliás, é a inspiração para o livro que está escrevendo: “Brisa na Kombi, Uma Viagem Espiritual”.

Sobre se manter com a fabricação dos bolos, atividade que aprendeu “na vida”, o peregrino ensina: “Não é difícil viver com pouco. A gente tem mais liberdade”.

Desafiando o estereótipo de que figuras como ele geralmente tendem ao ateísmo, Mendes esclarece: “Eu tenho fé, Deus é amor. Sem Ele, eu nem estaria aqui”. E conta um episódio curioso, vivido em Vilhena: “Uma garota parou aqui numa picape luxuosa e disse que não consegue acreditar em Deus. Aconselhei que ela deixasse sua zona de conforto e caísse no mundo sem nada. Quando sentisse falta de algumas coisas, talvez percebesse o quanto já recebeu de Deus sem agradecer”, filosofou.

Personagem de reportagens publicadas por vários veículos de comunicação ao longo de sua trajetória (incluindo o programa “Domingo Espetacular” da Record), o surfista disse que assim que entregar os bolos encomendados, parte à noite de Vilhena para Porto Velho. De lá, embarca com a Kombi numa balsa para chegar até Manaus (AM).

 Sonolenta, a idosa Brisa recebe um carinho do dono, enquanto ele mostra o veículo que é sua casa: tem livros, fogão, reservatório de água, bancos transformados em casa... mas tem, principalmente, paz, liberdade e otimismo.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871