Visitas 130102805 - Online 276

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Empresas

20/07/2010 12:00:48

OBRAS DE FERROVIA QUE CHEGARÁ A VILHENA COMEÇAM NO ANO QUE VEM

Técnicos do Ibama e da Valec, empresa responsável pela construção da Ferrovia de Integração Centro Oeste (FICO), estiveram reunidos na noite de ontem no auditório da Prefeitura em Vilhena juntamente com o prefeito José Rover (PP). Aproximadamente 200 pessoas, representantes de vários órgãos e entidades do município acompanharam a audiência pública, que teve como objetivo apresentar o procedimento de licenciamento ambiental para a construção da Ferrovia. Para dar início à obra será necessário que o Ibama aprove todos os quesitos legais presentes na licença prévia para a instalação e operação, sem que a fauna e a flora da região sejam agredidas com a progressão. Os vários estudos realizados pelos técnicos do Ibama em todo o trecho que abrangerá a Ferrovia EF 354, estão sendo analisados criteriosamente. De acordo com José Lauro, presidente do Ibama, como o percurso é extenso, é necessário que uma ampla pesquisa seja realizada em cima do solo, da fauna e da flora. Segundo ele, há reservas indígenas e povoados nas regiões e precisam ser preservados. Para isso foram feitos grandes desvios, para que principalmente as comunidades indígenas sejam preservadas.

O presidente da Valec, José Francisco das Neves, relatou que quatro audiências públicas serão realizadas. A primeira, em Vilhena, como já aconteceu, e na seqüência outras três, no Mato Grosso e em Goiás. As audiências funcionam como uma prestação de contas à sociedade para esclarecer todo o processo legal da construção e as medidas de preservação ambiental.

A ferrovia será custeada com recursos do Governo Federal, através do PAC- Programa de Acelaração do Crescimento. A FICO tem como objetivo integrar Norte e Sul,  facilitando a escoação de grãos e vários outros produtos transportados no Brasil. A obra está avaliada em cerca 6,4 bilhões. Aproximadamente 1,7 mil km de trilhos serão construídos, interligando 21 municípios entre os estados de Goiás, Mato Grosso e Rondônia.

A construção da Ferrovia, que foi anunciada em fevereiro, terá início em Campinorte (GO) e terminará em Vilhena. Segundo o presidente da Valec, as obras na região começarão a partir do ano vem, após o Ibama concluir todo o processo de licença ambiental autorizando a construção.





Fonte: FS
Autor: Lucielma Marques

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.