Visitas: 61459077 - Online: 114

Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018

CLARETIANO
Rondocap

30/01/2018 12:53:50
      
Cassado por CPI e denunciado por compra de votos, vereador de Vilhena é absolvido no TRE

Carmozino luta na justiça para recuperar mandato

Por 4 a 2 (o presidente não vota), o plenário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia, absolveu o vereador cassado Carmozino Taxista (PSDC), denunciado por compra de votos na eleição de 2016, quando  conquistou seu quinto mandato consecutivo na Câmara de Vilhena.

 Flagrado num “grampo” da PF encaminhando pessoas para tratamentos de saúde, o parlamentar perdeu o mandato por decisão do juiz Gilberto José Giannasi, da 4ª Zona Eleitoral de Vilhena. Na sentença, o magistrado escreveu: “É certo que a benevolência atrai o sufrágio. O réu se aproveitou da necessidade e carência das pessoas, oferecendo-lhes promessas ou aquiescendo com o pedido feito por estas, durante o período eleitoral. Inequívoca, portanto, a quebra da lisura do pleito municipal, no tocante à eleição proporcional”.

Antes de julgar o mérito do recurso, o próprio TRE/RO já havia concedido liminar contra a decisão de primeira instância. Agora, ao livrar Carmozino da condenação, o acórdão publicado diz: “Para configuração do ilícito previsto no artigo 41-A da Lei 9.504/1997, exige-se a configuração da captação ilícita de sufrágio, a presença de prova robusta e inconteste nos moldes da jurisprudência dominante na Corte Superior”.

Apesar da vitória, Carmozino continua sem mandato, pois foi cassado pelos colegas após uma CPI. Agora, ele luta no Tribunal de Justiça para recuperar o mandato.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Da redação


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2018. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Segunda-Feira, 19 de Fevereiro de 2018
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871