Visitas 128140423 - Online 337

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Música e Cultura

20/07/2010 16:01:55

800 MUNICÍPIOS RECEBERÃO EXPOSIÇÃO SOBRE DESBRAVADOR QUE DEU NOME A RO

Cerca de 800 municípios de todo País poderão conferir, ainda neste semestre, uma exposição itinerante sobre a vida e obra de Marechal Cândido Rondon, conhecido como o patrono da comunicação e fundador do Serviço de Proteção aos Índios, que originou a Fundação Nacional do Índio (Funai).

A exposição faz parte das atividades educacionais e culturais do projeto Memória Rondon - A Construção do Brasil e a Causa Indígena, que foram lançadas na última sexta-feira no Museu do Índio, na cidade do Rio de Janeiro.

No evento, estiveram presentes o Ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto; o presidente da Fundação Nacional do Índio, Márcio Meira; o diretor do Museu, José Carlos Levinho; o presidente da Fundação Banco do Brasil, Jorge Streit, que já foi candidato a governador de Rondônia, 1994; o chefe indígena Akijaeoro Kayapó e o neto caçula de Rondon, Angelo Cristiano Rondon Amarante.

O projeto, da Fundação Banco do Brasil, busca divulgar obras e fatos de personalidades que contribuíram para a construção da cultura nacional. Em 2010, em parceria com a Sociedade de Amigos do Museu do Índio, Rondon será lembrado, além da exposição, na distribuição de 20 mil kits pedagógicos para escolas públicas de ensino fundamental.

Um video-documentário e um livro fotobiográfico sobre a vida de Rondon ainda serão entregues para mais de 5 mil bibliotecas públicas.

De acordo com a Fundação Banco do Brasil, ainda não há previsão para o início da exposição itinerante.

 





Fonte: Terra
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.