Visitas 128173269 - Online 272

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Empresas

22/07/2010 16:26:13

ATENÇÃO, PECUARISTAS: FRIGORÍFICOS USAM SATÉLITES PARA ENCONTRAR “BOIS PIRATAS”

Tanto o Marfrig, que possui unidade de abate em Chupinguaia, quanto o Friboi, com indústria em Vilhena, estão usando a tecnologia para evitar a compra do chamado “boi pirata”. Os dois frigoríficos do Cone Sul vêm empregando satélites para detectarem os fornecedores que atuam em áreas de preservação, indígena ou próximas de desmatamentos.

Os trabalhos de coleta das coordenadas dos currais de embarque de bovinos para abate passou a fazer parte do processo de aquisição de matéria prima da JBS, tornando o procedimento obrigatório em todas as unidades do grupo, inclusive a de Vilhena. A indústria garante que 100% das 9.813 propriedades fornecedoras ao frigorífico na região amazônica estão monitoradas por satélites.

O cerco aos pecuaristas que atuam na ilegalidade tende a se intensificar ainda mais. Seguindo um acordo feito com representantes da sociedade civil, entre elas o Greenpeace, o Marfrig suspendeu 170 fornecedores de sua lista de mais de 2 mil que atuam em Mato Grosso e Rondônia. Já o JBS cortou de seu cadastro 31 pecuaristas, colocando ainda 1.491 em situação de "alerta", enquanto verifica a condição desses criadores de gado nos Estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia e Acre.

O avanço da pecuária é tido por especialistas e pelo Ministério do Meio Ambiente como um dos principais responsáveis pelo desmatamento da Amazônia. Frigoríficos têm sido pressionados no país e no exterior para adotarem práticas sustentáveis de produção no Bioma Amazônico, que se estende por cerca de 50% do território brasileiro.





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.