Visitas 128141148 - Online 332

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Economia

26/04/2018 10:12:39

Obras da Prefeitura de Vilhena já podem ser acompanhadas em tempo real na internet

Plataforma foi criada por lei do vereador rafael maziero

A partir de agora, todos poderão acompanhar em tempo real o andamento das obras realizadas pela Prefeitura Municipal de Vilhena através de uma seção inaugurada na semana passada no Portal da Transparência.  Criado por força da lei n° 4.734, de novembro de 2017, apresentada pelo vereador Rafael Maziero (PSDB), o espaço virtual tem fotos, valores e informações detalhadas sobre quem executa e em qual prazo será concluído o serviço.

“Transparência e poder ao cidadão, é isso que desejo com essa lei”, explica Maziero. “A plataforma é uma maneira de a população poder acompanhar e cobrar a Prefeitura tendo acesso a informações relevantes de tudo o que a Secretaria de Obras está fazendo”, conta.

O portal conta com as informações do local da obra, data de início e fim do contrato, custo total, empresa licitada vencedora, cronograma físico e financeiro, órgão fiscalizador, técnico responsável, o estágio que a obra está e banco de fotos com dados atualizados em tempo real. 
Rafael explica que é dever do vereador fiscalizar e envolver a sociedade na fiscalização do gasto do dinheiro pelo Poder Executivo. “Este meu projeto não é algo que ‘aparece’, mas é algo que funciona. Está lá escondidinho no site da Prefeitura, mas é uma ferramenta poderosíssima. Obras como asfalto, iluminação pública, reformas e construção de escolas para a comunidade são de interesse de todos. Só através da cobrança das pessoas podemos ter um Executivo mais atuante e transparente”, garante o vereador. 

Para acessar basta entrar em http://portaltransparencia.vilhena.ro.gov.br e clicar no último item, “Obras Públicas – Acompanhamento”.

DESATUALIZADO
A lei entrou em vigor no ano passado, mas o sistema ainda está desatualizado, pois começou a ser alimentado somente há poucos dias pela Prefeitura. Até o momento estão cadastradas apenas 16 obras, com datas de início que variam de 2014 a 2017. A expectativa é que em poucos dias a plataforma esteja completamente funcional, com informações completas.





Fonte: Foto: Divulgação
Autor: Assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.