Visitas 128184449 - Online 340

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Policial

17/09/2010 17:03:51

JULGADO HOJE, HOMEM QUE AJUDOU A MATAR SUPOSTO ESTUPRADOR PEGA 7 ANOS

Foi levado a júri, na manhã de hoje (sexta, 17) no Fórum de Vilhena, José Quinto de Oliveira, de 56 anos, acusado de ter ajudado a matar Gercy de Paula Campos, na Cadeia Pública de Vilhena em 1996. Acusado de ter estuprado duas de suas filhas, na época menores de idade, Gercy foi trancafiado numa cela onde havia mais de dez outros detentos.

De acordo com o que foi revelado no processo, o suposto estuprador foi morto porque se recusara a fazer um café para os colegas de cela. A idéia de atribuir à vítima esta tarefa supostamente feminina teria como objetivo uma tradição nos presídios como forma de punição a criminosos sexuais: a transformação da pessoa em “mulher”.

Conforme os autos, um outro detento se propôs a coar o café, já prevendo que Gercy poderia ser agredido pelos companheiros de cárcere. Não adiantou: três dos apenados, usando uma toalha, mataram o colega por enforcamento. Os outros dois acusados pelo crime, além de Oliveira, são Lucílio dos Santos, que ainda não foi julgado, e Norberto Zolinger, que pegou 12 anos.

A pena imposta a José Quinto, que é operador de máquinas na época cumpria pena por homicídio, foi de sete anos. Como está foragido, o acusado foi julgado à revelia. O juiz que presidiu o julgamento é Luiz Antônio Peixoto de Paula Luna, titular da 1ª Vara Criminal. O Ministério Público foi representado pelo promotor Elício de Almeida e Silva. Atuaram na defesa do réu os advogados José Francisco Cândido e José Cechinel (como assistente). Cândido, que é defensor público, disse que vai recorrer da decisão, pois entende que a pena do homicida já estaria prescrita.





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.