Visitas 128168705 - Online 248

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

23/09/2010 11:35:36

MP OBRIGA HOMEM A CUIDAR DE PAI IDOSO E ESTABELECE MULTA POR DESOBEDIÊNCIA

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Ariquemes, firmou Termo de Ajuste de Conduta (TAC), em que o filho se compromete a cuidar e assistir o pai, provendo as  necessidades do idoso e provendo-lhe cuidado e atenção.

O Termo foi proposto pela Promotora de Justiça Priscila Matzenbacher Tibes e prevê obrigações do rapaz quanto à melhoria da residência e saúde de seu genitor. O documento determina que sejam promovidos reparos no imóvel, no prazo de 30 dias. As obras, que visam melhorar a ventilação da casa e amenizar a precariedade do banheiro, deverão ser custeadas pelo filho, que também deverá comprar uma cadeira de banho e instalar um chuveiro elétrico para o pai.

Conforme o documento, o filho também deverá levar o pai à rede de saúde a fim de que seja feito um check-up médico, devendo apresentar à Promotoria de Justiça laudo médico sobre a situação da hérnia de que o idoso é vítima, com informações sobre possibilidade ou necessidade de cirurgia.

No prazo de 30 dias, o rapaz também terá que contratar uma técnica em enfermagem para prestar os cuidados de que o pai necessita.

A Assistência Social do Município assinou o TAC, comprometendo-se a realizar fiscalização da residência do idoso, observando a implementação das obrigações, nos próximos 90 dias, fazendo visitas a cada 15 dias.

O descumprimento das determinações estabelecidas no Termo de Ajuste de Conduta implicará multa diária no valor de R$ 100.





Fonte: MP/RO
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.