Visitas 128169062 - Online 256

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Arte e Cultura

13/10/2010 15:55:18

Envolvidas em política, autoridades esquecem centenário da cidade

Envolvidas com questões eleitorais, as autoridades vilhenenses simplesmente deixaram passar em branco uma das datas mais importantes da história do município. Exatamente ontem, dia 12 de outubro, completou 100 anos da inauguração do posto telegráfico que deu origem à cidade. Neste dia, em 1910, a obra iniciada no ano anterior, foi concluída com a presença do marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, um dos heróis da fundação do território que depois se transformou no Estado de Rondônia.

A importância história do posto telegráfico inaugurado por Rondon há um século vai além da mera geografia. O traçado da linha de comunicação, aberto pelo sertanista, serviu para balizar a abertura da BR 364 e teve influência direta na demarcação da área urbana de Vilhena.

Ao ignorar a data, os organismos oficiais deixam claro o valor que atribuem à história. Tal postura também é visível no abandono a que está submetido o Museu Casa de Rondon, que deveria servir para preservar a memória da passagem do pioneiro pela região. Caindo aos pedaços, o estabelecimento cultural vem sendo negligenciado por sucessivas administrações municipais.

 





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.