Visitas: 56836435 - Online: 112

Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017

CLARETIANO
LEO





09/12/2010 10:03:17
      
Sem ajuda, pequenos agricultores montam abatedouro de frangos

A falta de uma rede de transmissão de energia pode comprometer um projeto agrícola que é a esperança de pelo menos 25 pequenos produtores, que possuem chácaras nos arredores de Vilhena. Cotizados, os agricultores estão construindo, com recursos próprios, um abatedouro de frangos, com capacidade para produzir mil aves prontas para o consumo. Os maquinários deveriam ser comprados com recursos do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, mas a aquisição acabou suspensa recentemente. A previsão para a conclusão da obra é janeiro do ano que vem, quando começa a produção. Com o recuo da Seagri em adquirir os equipamentos, os próprios cooperados se organizam para bancar, sozinhos, o investimento.

A modesta indústria fica na chácara do agricultor João Mussi Benetti, que também preside a cooperativa dos avicultores. A propriedade, que fica a 8 quilômetros da área urbana, assim como as demais da vizinhança, não conta com luz elétrica.

O prefeito Zé Rover (PP) prometeu emprestar um grupo gerador para que o abate dos frangos comece tão logo a construção fique pronta. Mas os próprios chacareiros já estão fazendo uma “vaquinha” para custear também os R$ 16 mil referentes à implantação da rede até o abatedouro.

E esta não será a primeira vez que os avicultores enfiam a mão na algibeira para bancar investimentos em estrutura no local. Recentemente, eles compraram toda a tubulação para para a implantação da rede de água que abastecerá a comunidade. Seis linhas, num total de 70 quilômetros de tubos, foram beneficiadas pela solidariedade dos associados à cooperativa. Apesar do esforço, as torneiras da área continuam secas, pois o bombeamento da água depende da energia.



Fonte: FS
Autor: Da redação


teste











Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871