Visitas: 57890215 - Online: 122

Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017

CLARETIANO
JAURU






07/01/2011 18:23:56
      
Assistente Social do INSS dá palestra sobre benefícios sociais e previdenciários

Assistentes sociais, servidores do Bolsa Família, recepcionistas e outros funcionários da Secretaria de Assistência Social (Semas), da prefeitura de Vilhena, iniciaram o ano com uma palestra sobre os benefícios previdenciário e assistencial administrados e executados pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INSS).

 

O encontro aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na tarde da segunda-feira 5, teve como palestrante a assistente social Fabiana Gomes Costa, da Agência da Previdência Social de Vilhena.

 

A iniciativa foi da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lizangela Rover, que tem procurado promover capacitação profissional a todos que trabalham no atendimento ao público. “A equipe de assistentes sociais da Semas lida diariamente com o público e quanto maior forem os conhecimentos sobre os benefícios do INSS melhor atenderemos nossa população”, reforçou Lizangela.

 

Dentre os benefícios previdenciários que exigem contribuição, foram abordados o auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão, aposentadoria por invalidez, aposentadoria por idade, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria especial, salário maternidade e pensão por morte.

 

Os principais questionamentos apresentados pelos participantes foram sobre aposentadoria por tempo de contribuição, invalidez, aposentadoria urbana e rural, contribuição previdenciária outros.

 

Segundo a palestrante, existe o benefício assistencial BPC-LOAS destinados a idosos acima de 65 anos de idade e deficientes cuja renda per capita da família seja inferir a um quarto do salário mínimo. Estes, poderão solicitar o benefício assistencial, sem exigência de contribuição.

 

Já as pessoas com alguma deficiência passarão por avaliação social e perícia médica. “Contudo, o benefício assistencial é temporário e a cada dois anos o beneficiário passará por nova revisão médico-social”, comentou Fabiana.

 

No CRAS, as assistentes sociais estão orientando os interessados quanto ao preenchimento do formulário para solicitação de recurso do BPC-LOAS.

 

Outras fontes de informação é o site www.inss.gov.br e o telefone 135, da Previdência Social.



Fonte: Folha do Sul
Autor: Assessoria


teste










Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.






2017. Folha do Sul Online
Todos os diretos reservados - GNT Criativa
Terça-Feira, 12 de Dezembro de 2017
Comercial: (69) 3322 3322 - Redação: (69) 3322 4871