Visitas 129703347 - Online 307

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Política

17/01/2011 23:08:37

49 prefeitos participam de reunião com governador

Na tarde desta segunda-feira (17), a Associação Rondoniense de Municípios (AROM), contando com a presença de 49 dos 52 prefeitos do Estado, e outros políticos entre deputados estaduais, federais e vereadores, esteve reunida com o governador Confúcio Moura (PMDB) para discutir, debater e deliberar sobre assuntos pré-definidos em pauta pelo presidente da Associação, Laerte Gomes (PR), no Aquarius Selva Hotel em Porto Velho.

 

Entre os temas, o principal era a saúde. Mas também teve espaço para educação, serviços ambientais da Sedam e repasses para habitação e estrada.

 

Laerte Gomes, que além de presidente da Associação também é prefeito de Alvorada do Oeste, saudou os convidados e ressaltou a importância da presença em maioria dos prefeitos.

 

Após a abertura da reunião, a palavra foi cedida ao governador Confúcio Moura que, relembrou que Rondônia teve um papel de destaque em rede Nacional quando foi objeto de reportagem de mais de dez minutos no Jornal Nacional, da Rede Globo.

 

“Não sei se o problema foi de gestão ou de dinheiro. O que sabemos é que a calamidade em que a saúde pública chegou no Estado de Rondônia é um risco para todos nós, e precisamos, através de estudos e discussões, sanar este problema o quanto antes”, disse Confúcio.

 

Além disso, o governador deixou claro que deixa as portas de sua administração abertas para quaisquer tipos de discussões, além de deixar o seu secretariado à disposição dos prefeitos.

 

Além da discussão dos assuntos em pauta e apresentação do secretariado da nova administração, a reunião também trouxe a palestra do ex-ministro de Assuntos Estratégicos Roberto Mangabeira Unger, professor de Direito da Universidade de Harvard (EUA), onde inclusive foi professor do atual presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama.

 

Em sua palestra, Mangabeira salientou que “a pecuária intensiva é uma grande geradora de renda, e este método degrada e que algo precisa ser feito para recuperar as pastagens”.

 

Para o ex-ministro, o país precisa de outro foco de desenvolvimento no setor. “É preciso construir um novo modelo de escola média rural, que reúna o ensino básico com o ensino técnico e que incentive a capacitação e qualificação desses alunos”, finalizou.

 

O encontro foi o primeiro contato oficial do novo governador com os administradores municipais representados pela AROM. Além de destacar as ações para a saúde pública nos municípios, a audiência serviu para prefeitos e governador tratar sobre serviços ambientais, novos valores de repasses para habitação e estradas, e ainda sobre convênios para o transporte escolar.

 

Laerte Gomes enfatizou algumas sugestões da AROM como a descentralização e a transferência de competência de alguns serviços da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sedam) aos municípios. Outro ponto importante foi a definição do novo valor e forma de repasse pelo Estado através do Departamento de Estradas e Rodagem de Rondônia (DER), dos recursos do Fundo de Transporte e Habitação (Fitha) aos municípios.





Fonte: AROM
Autor: Redação, com informações da assessoria

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.