Visitas 128171504 - Online 256

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Saúde

30/06/2009 11:08:11

FALTA DE UTI EM VILHENA FAZ EX-VEREADORA BUSCAR AJUDA EM JI-PARANÁ

Na tarde de ontem, o vendedor Diego Colombi, de 26 anos, deu entrada no Hospital Regional de Vilhena se queixando de problemas respiratórios. Em pouco mais de duas horas, o quadro do rapaz se agravou e ele sofreu uma parada cardiorrespiratória. Médicos e enfermeiras da unidade fizeram um grande esforço para reanimar Diego, que é casado e tem um casal de filhos com a professora Cristiane Magalhães, filha da ex-vereadora Elza da Saúde (PTB). Elza, aliás, é funcionária do próprio HR.

Diante do quadro grave do vendedor, seus familiares tiveram que contratar uma UTI móvel para removê-lo para a cidade de Ji-Paraná. A falta de uma Unidade de Terapia Intensiva em Vilhena por pouco não provocou a morte do jovem. Ainda abalada por causa do episódio, a ex-vereadora, que está acompanhando o genro, não quis fazer críticas diretas, mas reconheceu que se não for feito o investimento prometido para a instalação da UTI, muitos pacientes podem acabar morrendo na cidade. Elza disse que, só nesta semana, três enfermos tiveram que deixar o município às pressas para buscar atendimento em outras cidades. “O problema é que, além da distância, muitas vezes a pessoa não consegue encontrar leitos em outros lugares”, explica Elza.

O QUE FALTA – Principal promessa de campanha do prefeito Zé Rover (PP), a instalação de uma UTI no Hospital Regional mobilizou todo o Cone Sul, que chegou a organizar um abaixo- assinado com milhares de assinaturas cobrando o investimento. Ainda não se sabe porque a implantação da unidade não foi concluída, já que os equipamentos estão comprados desde o ano passado e o governador Ivo Cassol garantiu ajuda para custear o funcionamento.

 





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.