Visitas 128167695 - Online 247

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Terra

11/03/2011 10:22:44

Perdas de quase 100% não inibem replantio de feijão no Cone Sul

Um caminhão da Secretaria Executiva Regional do Governo do Estado no Cone Sul partiu de Vilhena na manhã de hoje (sexta-feira 11) para retirar, no depósito da Emater em Colorado do Oeste, cerca 2,5 mil quilos de feijão carioquinha precoce. A informação foi transmitida pelo titular da secretaria, Ronaldo Alevato.

O feijão será distribuído aos produtores rurais de base familiar do entorno de Vilhena. Cada família deverá receber 30 kg de sementes, suficientes para o plantio de pelo menos um alqueire, ou 2,44 hectares.

A iniciativa faz parte do Projeto Semear, administrado desde 2008 pela Secretaria de Estado da Agricultura e Regularização Fundiária (Seagri). Antes, o programa estava a cargo da extinta Secretaria de Estado da Agricultura, Produção e do Desenvolvimento Econômico e Social (Seapes).

Apesar da mudança de nomes, uma coisa não se alterou: a quantidade de feijão, adquirida via pregão eletrônico, é quase sempre a mesma, entre 330 e 340 toneladas, ano após ano. Ela deve atender a 15.500 pequenos produtores rurais nos 52 municípios. A base da agricultura familiar em Rondônia é de cerca de 77 mil propriedades.

O feijão será entregue também em outros municípios do Cone Sul, apesar das perdas de quase 100% nas lavouras da oleaginosa de Cabixi e Corumbiara no ano passado, atestadas pelo IBGE.

Este ano, as sementes estão sendo entregues dentro do prazo estabelecido pelo Zoneamento de Risco Climático. A previsão é de que até sexta-feira a entrega esteja concluída em todos os 52 municípios.

 





Fonte: FS
Autor: Carlos Macena

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.