Visitas 128089917 - Online 333

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

16/03/2011 11:12:35

Vilhenenses treinam e coleta de medula óssea começa a ser feita na cidade

O Hemocentro de Vilhena está implantando o serviço de coleta de sangue destinado a identificação e qualificação de possíveis doadores de medula óssea que entrarão para o REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea). Três profissionais do Hemocentro receberam treinamento especial no auditório da Fhemeron (Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia), juntamente com 15 profissionais de outros cinco municípios do estado.

Quase 30 profissionais do Hemocentro passaram a receber instruções sobre o novo procedimento, que deve começar a funcionar aos poucos, ainda esta semana. Segundo a Assistente Social do Hemocentro, Michely Toledo Mack, serão envolvidos desde o serviço de recepção dos doadores até o armazenamento correto e envio do sangue para a capital. “Todos precisam estar cientes que o novo procedimento depende fundamentalmente de informação, por isso, precisam estar bem inteirados e conscientes de seu papel neste processo”. A primeira fase da doação é simples. O voluntário preenche um questionário junto ao serviço social da unidade de saúde e depois é encaminhado à coleta, onde são retirados de 3 a 5ml de sangue, sem a necessidade de jejum. A embalagem que envolve o sangue é especial e leva os dados de identificação do doador. Posteriormente o sangue é enviado para Porto Velho e seu destino final é Goiânia (GO), que tem um laboratório referência no estudo de compatibilidade de medulas. Em quinze dias é possível saber quem são os possíveis doadores, que passarão por novos exames até chegar à doação da medula. A enfermeira Ana Viana, que participou do treinamento, informou que no caso de um doador ser compatível, a doação será feita no estado onde o receptor estiver. Todas as despesas de locomoção do doador e um acompanhante serão pagas pelo SUS.

Para garantir a continuidade do serviço, o Hemocentro fará campanhas de conscientização e, principalmente, aproveitará a disposição dos doadores cadastrados. Para o diretor clínico do Hemocentro, o médico Edvaldo Freitas, o serviço é um grande avanço, mas precisa ser implantado de forma responsável, a fim de se evitar erros. “Estamos imbuídos da missão de cumprir nossa meta, porque entendemos que é preciso aproveitar melhor a grande estrutura do Hemocentro de Vilhena e a disposição da nova administração da Fhemeron”, enfatizou.

A proposta de implantação do serviço partiu do Presidente do Diretório Acadêmico da Unir de Vilhena, jornalista Paulo Mendes, que interviu pessoalmente junto ao governador Confúcio Moura, que determinou diretamente ao presidente da Fundação, Ted Wilson, agilidade na prestação do novo serviço em todo o interior do Estado.

As pessoas que quiserem doar sangue para entrar no REDOME, podem entrar em contato com o Hemocentro pelo telefone 3322-2400 e agendar a coleta. O horário de funcionamento é das 07 às 19 horas.





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.