Visitas 128164733 - Online 246

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Cotidiano

15/04/2011 18:20:16

Casal sergipano agrada gosto sulista e serve comida nordestina em feiras

Na tarde da quarta-feira 13, a reportagem da FOLHA DO SUL acompanhou a movimentação dos feirantes na Avenida Melvin Jones, onde centenas de vilhenenses que vivem no Cristo Rei e imediações compram legumes, frutas, verduras e outros produtos para a semana.

 

Além de levantar informações sobre os tipos de produtos vendidos, origem e outras informações acerca das feiras livres vilhenenses, vários personagens foram entrevistados, e cada uma destas conversas revelou aspectos curiosos sobre a vida dos ambulantes. Algumas estão na reportagem impressa do jornal, que circula neste sábado, 16, mas por um questão de espaço, a história do casal Antonio Nunes e Zenilda dos Santos acabou “limada”, por isso está exclusivamente na FOLHA DO SUL ON LINE.

 

Natural do Sergipe, o casal vive em Vilhena há cerca de uma década, e trabalha nas feiras livres da cidade desde 2003. Antes de virem ao Portal da Amazônia, Antonio e Zenilda moravam em Porto Velho, onde viviam da venda de comida típica de sua terra natal. Como a capital de Rondônia tem muitos nordestinos, o negócio sempre foi bem.

 

Ao optar por viver numa cidade em que a maioria da população é natural do Sul do país, eles relutaram um pouco antes de retomar a atividade. E, contrariando suas expectativas, o vilhenense acabou se tornando fã dos pratos feitos a base de “puba” – a nossa velha conhecida mandioca ou aipim, principalmente o bolo e o “pé-de-moleque”, que nada tem a ver com aquele doce feito com amendoim que todos conhecem. Na verdade trata-se de um outro tipo de doce, muito saboroso, que assim como acontece com a pamonha também vem embalado em folhas.

 

O casal também produz vários tipos de farinha, sempre a base de “puba”, e serve pratos feitos com milho, como curau; e produtos derivados da cana de açúcar – com destaque para a rapadura.

 

Satisfeitos com a vida no Cone Sul de Rondônia, Antonio e Zenilda esbanjam simpatia e bom humor, e destacam a gentileza e a boa educação com as principais características positivas do povo vilhenense.





Fonte: FS
Autor: Mario Quevedo

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.