Visitas 128170318 - Online 239

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Economia

07/07/2009 09:28:46

PRODUTORES DO CONE SUL PREVEEM COLAPSO NA AGROPECUÁRIA

Os produtores rurais do Cone Sul elaboraram 16 propostas para compor o novo Código Florestal Brasileiro, que deverá ser promulgado no Congresso Nacional ainda este ano. O debate aconteceu no final de semana durante audiência pública promovida pela Assembléia Legislativa em Vilhena.

Entre as reivindicações está a questão da reserva legal. No Cone Sul, pecuaristas e agricultores não sabem a qual norma seguir. Por ser cerrado, a legislação brasileira determina que a área preservada em cada propriedade deveria ser de 35%. O Ibama exige 80% e a Sedam 50%.

“Do jeito que as coisas andam, vai chegar a um momento em que não vamos mais ter como produzir”, afirma o produtor Alessandro Vargas, ao informar que neste ano a produção não cobre o seu custo para a maioria dos agricultores.

A regularização fundiária também é defendida. Hoje, sem o título da terra, o produtor não consegue benefícios como financiamento. De acordo com o secretário executivo do Sindicato dos Produtores Rurais no Cone Sul, Evandro Padovani, mais de 50% das áreas não estão regularizadas.

“Com a proposta que o governo federal tem para a reforma do Código, a agropecuária vai ficar inviável”, afirma o representante do sindicato.





Fonte: FS
Autor: Raquel Gonçalves

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.