Visitas 128095469 - Online 370

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Terra

19/05/2011 10:01:56

Produtores seguram safra e preço da soja reage no mercado interno

Com a colheita da soja praticamente encerrada em Rondônia,  os produtores se concentram agora em identificar o melhor momento para a venda. Mesmo com o elevado volume disponível para negociação, a estratégia dos produtores de reter a soja à espera de um novo movimento de alta já está provocando uma reação dos preços, que voltaram a subir no mercado doméstico.

A espera pelo melhor momento para a venda - depois de os produtores terem entregado a parte da soja negociada antecipadamente - reduziu o ritmo de comercialização em praticamente todo o Estado.

O ritmo mais lento de comercialização identificado em Rondônia também é observado em todo o país. Dados do Ministério da Agricultura mostram que 64% da safra já foi comercializada no Brasil, avanço de apenas um ponto percentual em relação à semana passada e um a menos que a média dos últimos cinco anos.

A expectativa dos produtores brasileiros para uma nova onda de alta nos preços da soja se deve ao atraso do plantio da safra americana. Segundo relatório do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), até o último domingo apenas 22% da área de soja havia sido cultivada. O desempenho é 15 pontos percentuais menor que o registrado no mesmo período do ano passado e nove inferior à média dos últimos cinco anos nos EUA.

Além do avanço do plantio, há expectativa de uma grande safra proveniente da América do Sul. Isso tende a elevar a oferta no mercado e pressionar os preços nas próximas semanas.





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.