Visitas 128159048 - Online 331

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

27/05/2011 11:11:08

Apae vai usar cavalo em tratamento de alunos especiais em Vilhena

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Vilhena vai implantar em sua unidade, que atende crianças portadoras de necessidades especiais, um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação. A Equoterapia busca o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. A andadura do cavalo imprime movimentos tridimensionais, ou seja, em três eixos distintos para cima e para baixo, para um lado e para outro e para frente e para trás, que são estímulos somatossensorial, proprioceptivos e vestibulares para o praticante cavaleiro.

O método tem como objetivo desenvolver o controle postural do praticante pelo estímulo à via dos substratos do controle motor local; aumentar o equilíbrio do praticante pelo estímulo aos substratos de controle motor postural, reações de ajuste, de defesa e de endireitamento corporais.

 A Apae de Vilhena tem como previsão atender a 270 alunos no ano letivo de 2011, diariamente, divididos em dois turnos, matutino e vespertino. A entidade é constituída e integrada por pais e amigos de uma comunidade significativa de alunos portadores de necessidades educativas especiais, contanto para tanto com a colaboração em geral do comércio, da indústria, dos profissionais liberais, e da classe política.

A solenidade de lançamento da Equoterapia na cidade acontece na sede da escola, no bairro Marcos Freire, a partir das 09 horas do próximo dia 3.





Fonte: FS
Autor: Mario Quevedo

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.