Visitas 129575741 - Online 354

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Política

09/07/2009 20:47:29

AVIAGRO RESPONDE A ACUSAÇÕES DE VEREADOR

O www.folhadosulonline.com.br publicou que o vereador Vanderlei Graebin (PMDB) fez críticas à 24ª Expovil, a qual ele se referiu como “festa de elite”. Segundo o parlamentar, a festa “nada tem de popular” e provoca uma quebradeira geral em Vilhena. “As pessoas guardam o dinheirinho com a ilusão de ganhar alguma coisa. Gastam tudo na Expovil, depois ficam três meses adiante sacrificando o orçamento familiar”.

Graebin disse, ainda, que não há transparência da parte dos coordenadores da Expovil. “Nunca apresentaram um balancete deste evento para a sociedade; há muito dinheiro público envolvido na organização. Com o detalhe de a maior parte dos recursos não ficar em Vilhena”, afirmou o vereador.

Nesta quinta-feira (9), a Aviagro (Associação Vilhenense dos Agropecuaristas) publicou respondeu às questões levantadas por Vanderlei Graebim. Confira a íntegra da:

NOTA À IMPRENSA

Em resposta às críticas do vereador Vanderlei Graebin sobre a Expovil, veiculadas no site do jornal Folha do Sul nesta quinta-feira 09, com o título VEREADOR CHAMA EXPOVIL DE “FESTA DA ELITE” esclarecemos o seguinte:

 1 - Ao utilizar a palavra “elite”, o vereador se refere a pessoas com alto padrão financeiro e influência política e social. A saber, o público médio de visitação na Expovil 2009 foi de 25 mil pessoas por noite, número muitíssimo superior ao da população que se enquadra no perfil de “elite”, como sugeriu o vereador.

 2 - Afim de possibilitar que toda a população possa participar da festa, especialmente aqueles que por motivos diversos não tinham condições de comprar o passaporte de entrada, a Aviagro abriu os portões do Parque de Exposições no dia 29, como aliás, tem feito há cinco anos.

 3 - Dos oito veículos sorteados ao público, apenas um ganhador apresentava uma condição financeira que se enquadra no perfil de classe média alta. Outros cinco ganhadores são assalariados e dois estavam desempregados até o dia do sorteio. Além disso, sete, dos oito ganhadores, não possuíam carro e manifestaram o desejo de vender o prêmio para comprar uma casa.

4 - Apesar de privilegiar a grande maioria dos visitantes com o sorteio de prêmios, a Expovil nunca perdeu seu foco principal que o fomento ao setor produtivo, industrial e de bens e serviços. Portanto, a Expovil nunca será vista apenas como um “bingão”, como sugeriu o vereador. Prova disso foi a participação maciça na festa, das principais concessionárias de automóveis e máquinas pesadas da cidade. E a presença do Banco da Amazônia, que criou linha de crédito especial para o período da Expovil, a fim de fomentar ainda mais o agronegócio regional.

 5 - Graebin, também se equivocou ao afirmar sem conhecimento prévio que falta transparência nas ações da Aviagro. O balancete da entidade é apresentado anualmente, até porque esta é uma exigência do estatuto da associação.

6 - Sobre a queda no movimento de venda dos barraqueiros, a Aviagro não tem como mensurar esta possibilidade. Mas afirma que nenhum barraqueiro formalizou este tipo de queixa à diretoria da Aviagro, até porque, o número de visitantes no parque de exposições aumentou em cerca de 20% em relação à Expovil 2008.

Assim, a diretoria da Aviagro refuta as declarações do vereador Vanderlei Graebin, compreendendo que tal atitude não passa de um ataque descabido, sem fundamento e inverídico, que tem o intuito apenas de macular a imagem da Aviagro, diante do relevante trabalho que a entidade realiza a fim de promover o desenvolvimento da economia através do fomento ao agronegócio. Mas, além dessa preocupação com o agronegócio, considerada a mola propulsora da economia regional, a Aviagro também se preocupa em oferecer entretenimento à população, por isso a realização de shows musicais e bingos.

 Portanto, a Expovil não tem a intenção de ser uma feira para “elite”, tampouco uma festa para o “povão”, é um misto de feira de negócios e festa de entretenimento, que reúne pessoas dos mais variados credos, cores e classes (social, politica e econômica). Por fim, agradecemos ao nobre vereador, por permitir à Aviagro mais uma oportunidade de reafirmar sua importância no contexto social, cultural e econômico de Rondônia. E aproveitamos o ensejo para sugerir ao parlamentar que faça o mesmo, mostre para a população, quais os relevantes serviços que tem prestado em seus três mandatos.

 José Antonio Sant'Ana , Assessor de Comunicação da Aviagro 





Fonte: FS
Autor: Júlio Olivar

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.