Visitas 128146282 - Online 323

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

01/06/2011 17:56:50

“Arrastão” de atendimento ajuda a desafogar setor de ortopedia na cidade

Um esforço concentrado de profissionais que atuam na área de ortopedia da rede pública vilhenense  está permitindo o “desafogamento” do setor. Em maio foram feitos mais de mil atendimentos, de acordo com o secretário de Saúde, Vivaldo Carneiro e o ortopedista Lauro D’Arc Laraya Júnior.

 

Eles explicaram que, para conseguir reprimir parte da demanda, foi necessário criar um turno a mais de atendimento, após contratação de mais serviços dos ortopedistas do sistema. A fila de consultas agendadas chegou a mais de 1,3 mil pacientes, e sem a ação intensa, o problema tendia a gerar o caos.

 

Com o desafogo, o secretário espera que o atendimento se normalize nas próximas semanas, e agora o propósito é melhorar a qualidade do atendimento para diminuir o número de retornos dos pacientes. “A meta é resolver 68% dos casos no primeiro atendimento”, explica Vivaldo.

 

A grande demanda no setor de ortopedia do sistema municipal, que funciona na Policlínica João Luiz e no Hospital Regional, decorre de vários fatores. Em destaque estão o número de pacientes de outras praças que buscam atendimento em Vilhena, além do tratamento de outras patologias que não são específicas do setor, caso de reumatismo, artrite, tendinite e outros. “Por isso eu posso dizer que cerca de 30% dos pacientes que atendemos não portam moléstias que necessitam de acompanhamento por especialistas em ortopedia”, destacou Lauro D’Arc.

 

Ao todo, o setor de ortopedia mantido pelo município conta com cinco especialistas, número adequado às normas do Ministério da Saúde na proporção pelo número de habitantes da cidade, no entanto insuficiente para dar conta da demanda em função dos fatores citados acima.





Fonte: FS
Autor: Mario Quevedo

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.