Visitas 128104635 - Online 499

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

23/06/2011 12:01:45

Incêndios continuam causando prejuízo em Vilhena; agricultor perdeu R$ 15 mil

Todos sabem que o período mais crítico da estiagem no Cone Sul ocorre nos meses de agosto e setembro. Nesses meses, o acúmulo de fatores, como vegetação seca, temperatura elevada, baixa umidade relativa do ar e imprudência da população, culminam numa trágica somatória de efeitos. Resultado: céu encoberto de fumaça e fuligem das queimadas, o que além de contribuir para baixar ainda mais a umidade relativa do ar, lotando os hospitais da cidade de pessoas com problemas respiratórios, ainda dificulta, e às vezes interrompe o tráfego, tanto terrestre quanto aéreo.

Ainda estamos em junho, e diversos incêndios já causaram prejuízos e colocaram em risco vidas humanas. Não é preciso ir à zona rural para notar sinais de queimadas. Basta andar um pouco pela periferia da cidade para perceber que a população teima, apesar dos apelos e campanhas educativas, em fazer uso do fogo para se livrar do entulho da limpeza do quintal, e por vezes do lixo doméstico.

O fato é que, nesse período, que teria que se ter um cuidado redobrado devido às condições climáticas favoráveis a incêndios, parte da população aparenta não estar preocupada com as conseqüências que um “foguinho’ no fundo do quintal possa causar.

Na semana passada as chamas consumiram uma casa no bairro Cristo Rei, mas por sorte ninguém se feriu. Porém, o casal de idoso que era dono da RESIDÊNCIA perdeu tudo o que tinha. Dias antes os Bombeiros apagaram um incêndio às margens da BR 364, nas proximidades do frigorífico.

Ontem, por volta das 16h, um incêndio no setor de chácaras A1 Embratel, que teria começado na propriedade de número 32, se alastrou pelas chácaras vizinhas e causou prejuízos aos donos desses imóveis.

O fogo queimou cerca de 100 metros de estufa e dois plantios de pepinos de conserva do agricultor Eurides Schimidt, de 55 anos, que estima o prejuízo em cerca de R$ 15 mil. Na chácara de Nilton Batista Freitas, 39 anos, as labaredas destruíram meio hectare de cana de açúcar.  

Os Bombeiros foram chamados e com a ajuda dos chacareiros controlaram o fogo. No entanto, não foi possível apontar a causa e o causador do incêndio.





Fonte: FS
Autor: Rogério Perucci

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.