Visitas 128120795 - Online 416

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Política

29/08/2011 16:36:43

DEM ameaça ir à justiça e melar PSD, que é presidido por deputado em Rondônia

O DEM deve pedir nesta segunda-feira (29) ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) um pedido contra a criação do PSD.

Segundo a ex-legenda de Gilberto Kassab, há uma "urgência artificial" para driblar a exigência de obter certidões em nove Estados antes de pedir registro nacional.

No dia 23, o PSD apresentou seu pedido de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para se tornar, oficialmente, um partido.

Além de pedir o registro do estatuto e dos órgãos nacionais, para que possa disputar as eleições municipais de 2012, o PSD pediu que lhe seja concedido o direito de utilizar o número 55 como identificador da legenda.

O processo será distribuído a um relator no TSE, que examinará se o partido em formação cumpriu todos os requisitos para a sua criação e submeterá o seu voto ao plenário do tribunal.

O registro no TSE antes de o reconhecimento como partido nos Estados é uma manobra do PSD para tentar sair do papel a tempo de disputar as eleições do ano que vem. Para isso, o PSD precisa virar partido até outubro deste ano.

O salto nas etapas para o registro contraria a resolução do próprio TSE que determina o procedimento para a criação de uma legenda. Para acatar o pleito do PSD, a corte teria que revogar a norma que aprovou no ano passado.

A estratégia dos advogados do PSD é fazer o pedido com base em lei de 1995, e ignorar a resolução publicada em 2010, que detalha o processo para criar uma sigla.

Em Rondônia, a nova agremiação partidária é presidida pelo deputado federal Moreira Mendes, que deixou o comando do PPS para se unir a Kassab. Em Vilhena, integra o PSD o advogado Carlos Pietrobon, principal aliado do prefeito Zé Rover (PP). O mandatário, aliás, é cortejado pela sigla recém-fundada, mas reluta em deixar o PP, mesmo com a ameaça do diretório vilhenense de barrar seu nome na convenção que escolherá o candidato da legenda para disputar a Prefeitura, no ano que vem.





Fonte: FSP
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.