Visitas 128167737 - Online 263

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Indústria e Comércio

02/09/2011 17:12:11

Friboi explica operações e afirma que não há previsão de demissões em Vilhena

Ao tomar conhecimento de uma reportagem veiculada no FOLHA DO SUL ON LINE esta semana, a assessoria do Grupo JBS Friboi entrou em contato com o site, por telefone e, após o envio de perguntas por e-mail, fez esclarecimentos sobre mudanças que estariam sendo promovidas pela empresa.

Na matéria veiculada pela página eletrônica, era destacada a estratégia do gigante do segmento de carnes, que previa demissões em três unidades e readequação do funcionamento em outras. A planta de Pimenta Bueno, por exemplo, perderia o departamento de desossa.  

Nas informações passadas pela assessoria de imprensa da JBS fica claro que não há risco de corte de empregos em Vilhena. Embora uma parte da operação da cidade vizinha venha para cá, segundo o grupo, “a decisão de transferir a desossa de Pimenta Bueno para Vilhena se deve à busca de eficiência operacional entre as unidades”.

 

A companhia também nega o fechamento da planta de Pimenta, informação que o site, aliás, não deu: “A unidade de Pimenta Bueno não foi fechada. Os trabalhos de abate continuam normalmente e apenas a linha de desossa é que foi transferida para Vilhena. A decisão de fazer essa e as demais mudanças se deve à estratégia de integração operacional, de forma a buscar maior geração de valor aos seus acionistas, melhores produtos e preços mais competitivos por meio de reduções de custos e ganhos de eficiência. Isso será alcançado com o remanejamento dos trabalhos de seis unidades, em razão de fatores como ineficiência fiscal, decorrente da legislação tributária de alguns Estados, a proximidade entre unidades e a busca por um portfólio de produtos mais eficiente, ampliando sua presença no mercado doméstico”.

Questionada sobre eventuais demissões em Vilhena, com a concentração de operações na cidade, a assessora Naiara Bertão foi categórica:  “Por enquanto não há nenhuma previsão de dispensas. A transferência da desossa para Vilhena tornará a unidade ainda mais eficiente, com possíveis contratações para trabalhar nessa linha”, disse, acrescentando que a mudança deve ser concluída no decorrer deste mês.

Sobre os impactos da mudança, a JBS garante: “Com objetivo de minimizar os impactos sociais nas comunidades, a JBS oferecerá oportunidade de transferência para uma parcela substancial dos colaboradores envolvidos, além de auxiliar na recolocação daqueles que forem desligados. O resultado entre as demissões e as contratações unidades que receberão as linhas de abate e desossa será positivo, com a criação de 500 novos postos de trabalho, englobando todas as seis plantas”.





Fonte: JBS Friboi
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.