Visitas 128148893 - Online 472

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

07/09/2011 16:12:26

Tática da Guerra do Vietnã é usada para devastar matas nativas em Rondônia

Herbicidas que desfolham as árvores e transformam a floresta num imenso "paliteiro" estão sendo usados para desmatar áreas da Amazônia. Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) já detectaram a prática nos estados de Pará, Mato Grosso, Rondônia e Amazonas.

" A floresta vira um imenso paliteiro, fica fraca e depois é queimada. Essa tática foi usada pelos americanos na Guerra do Vietnã "

De acordo com o superintendente do Ibama no Amazonas, Mario Lúcio Reis, com o uso do herbicida, os desmatadores evitam a presença de motosserras e tentam escapar da fiscalização. O herbicida, que é vendido legalmente e usado para matar ervas daninhas em lavouras de milho e arroz, é pulverizado de um avião sobre a mata nativa. Em pouco tempo, as folhas secam e caem. Em seguida, a área é queimada e depois é semeado capim para transformá-la em pasto. Essa prática foi registrada pela primeira vez em 1999, quando 250 hectares de floresta foram destruídos.

- Agora, essa forma de desmatamento voltou a ser utilizada para tentar despistar a fiscalização constante que estamos fazendo. A floresta vira um imenso paliteiro, fica fraca e depois é queimada. Essa tática foi usada pelos americanos na Guerra do Vietnã, para encontrar os vietcongues escondidos na floresta - afirma Reis.

Há alguns meses, a fiscalização do Ibama apreendeu quatro toneladas de herbicidas que seriam utilizados para desmatar quatro mil hectares de floresta em Novo Aripuanã, no sul do Amazonas. A identificação dos donos dos produtos foi obtida por rastreamento. Os agrotóxicos tinham sido vendidos em nome de Márcia Corrente Teixeira, mulher de Gilmar Teixeira, apontado como um dos maiores desmatadores do Amazonas.





Fonte: ESP
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.