Visitas 128177554 - Online 291

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Política

11/10/2011 16:49:06

Vereador afastado critica advogado de Rover e vai ao TSE para recuperar mandato

O vereador afastado Cabo João (PTB) entregou ontem, através de seu advogado, José de Almeida Júnior, sua defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rebatendo a acusação de compra de votos na eleição de 2008. Na ação, o parlamentar pede uma liminar que lhe permita retornar ao cargo, que teve que deixar na semana passada, por ordem da desembargadora Zelite Carneiro, do TRE de Rondônia.

Segundo João, são grandes as suas chances de ganhar tanto no mérito quanto na decisão provisória, que lhe permitiria reassumir.”O processo contra mim é cheio de falhas. Uma delas é o fato de que nunca fui ouvido na justiça e a condenação ter se baseado no depoimento de duas testemunhas, que falaram através de carta precatória em Cerejeiras”, argumentou.

Em entrevista ao FOLHA DO SUL ON LINE, o vereador explicou os motivos de sua condenação por crime eleitoral. Segundo ele, convidado pelo então apresentador de TV Ercival Freitas, compareceu naquela ocasião, na cerimônia de lançamento do loteamento da Assossete, na saída para Cuiabá (MT). Na época, o comunicador elogiou seu trabalho na Câmara, garantindo água e energia para o empreendimento imobiliário. “Mas eu não disse uma única palavra. Estou sendo penalizado por ter ajudado o povo”, alega.

Com a contratação do ex-chefe da Casa Civil do Governo Raupp para atuar em sua defesa, João disse estar confiante: “O Doutor Almeida é um especialista em Direito Eleitoral e, por isso, mais o fato de as falhas processuais serem evidentes, acredito que o TSE me dará razão”, diz, referindo-se ao advogado que também é cunhado do senador peemedebista.

Para o petebista, a vaga deixada por ele deveria ser ocupada por sua ex-correligionária, Elza da Saúde, que se filiou recentemente ao PSD. João explica que, se a suplente tivesse continuado na legenda, não pretendia recorrer. “Mas agora é guerra: o Pietrobon está interferindo muito nos rumos da eleição do ano que vem. Então, vou até o fim para recuperar a vaga para o meu partido”, irrita-se, referindo-se ao presidente do PSD, que é advogado do prefeito Zé Rover (PP) e tenta garantir, junto ao TRE, a cadeira vaga para a nova filiada.Enquanto a disputa judicial não se define, o substituto de João, por ordem da justiça, é Jeremias Donadon (PMDB), tio do ex-prefeito Melki Donadon, filiado na semana passada ao PTB.

 





Fonte: FS
Autor: Da redação

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.