Visitas 128106793 - Online 430

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

22/07/2009 09:22:25

COMITÊ PROÍBE QUEIMADAS EM RONDÔNIA E QUEM DESOBEDECER PERDE FINANCIAMENTOS

O Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Rondônia decidiu, na semana passada, que este ano nenhum órgão emitirá licença de queimada, a não ser em casos excepcionais.

O uso de fogo é comum na agricultura e a Amazônia já entrou no período conhecido localmente como “verão”, quando diminui a incidência de chuvas e aumenta a quantidade de incêndios florestais.

O comitê é presidido pela Defesa Civil e conta com a participação de mais 28 instituições ligadas ao meio ambiente, segundo informações do Ibama, que também integra o órgão. O objetivo é cumprir decreto estadual que dispõe sobre medidas a serem implementadas para monitoramento, prevenção, educação ambiental e combate a incêndios florestais.

Quem desrespeitar a determinação está sujeito a ter de reparar o dano ambiental, pagar multas, perder linhas de financiamentos em estabelecimentos oficiais de créditos, além de responder a processo criminal com possibilidade de prisão.
 

MATO GROSSO - Nesta semana começou também o período em que estão proibidas as queimadas no estado de Mato Grosso. A proibição vai até 15 de setembro, mas pode ser prorrogada se as condições climáticas exigirem, informa o governo do estado.

No período de proibição, quem for flagrado provocando queimadas pode receber multas que variam de R$ 1.000 por hectare (10 mil m²) nas áreas já desflorestadas a R$ 1.500 por hectare nas áreas de vegetação, além de ser preso e responder criminalmente por isso. A pena nesses casos é de até 4 anos de prisão, segundo lei federal.





Fonte: FS
Autor: Dimas Ferreira

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.