Visitas 128138394 - Online 389

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Meio Ambiente

09/11/2011 17:21:05

Sedam premia cidade que mais polui em RO e despreza Vilhena, que cumpre normas

A Secretaria de Estado responsável pela fiscalização ambiental vai certificar empresas na cidade que mais reluta em obedecer às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Apenas 10% das empresas dão o destino correto aos resíduos sólidos naquela cidade. Nem mesmo a Prefeitura Municipal cumpre essa norma. 

A resolução 313, CONAMA, diz o seguinte: Art. 1º: “Os resíduos existentes ou gerados pelas atividades industriais serão objeto de controle específico, como parte integrante do processo de licenciamento ambiental”. Das duas uma: Ou a Secretaria do Meio Ambiente de Rondônia (Sedam) está preparando uma pegadinha, ou está prestes a conceder méritos à cidade com maior índice de poluição com resíduos sólidos do tipo I (os mais poluentes) e a que menos dá destinação correta a esses resíduos dentre os municípios da BR 364.

Em matéria à imprensa, a SEDAM de Rondônia anunciou no dia 07/11, que irá certificar as empresas “amigas do meio ambiente” de Ji-paraná. A matéria amplamente divulgada na mídia diz o seguinte: “Conforme explicou Dioni Cleiton Cazuza, diretor regional da Sedam, técnicos estão em campo, fazendo vistorias nas empresas licenciadas pela Sedam para verificar se elas são parceiras do desenvolvimento sustentável, levando em consideração o tratamento dos resíduos sólidos, o plantio de árvores, se estão em dia com o monitoramento ambiental, se reciclam material descartável.”

Apenas cerca de 10% das empresas de Ji-paraná dão a destinação correta aos resíduos sólidos do tipo I – os mais perigosos. Segundo o Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) os resíduos sólidos classe I, “são aqueles que apresentam periculosidade com características de: Inflamabilidade; Corrosividade; Reatividade; Toxicidade; Patogenicidade (resíduos de serviços de saúde)”.

Os resíduos perigosos devem ter uma destinação final que não contamine nem agrida o meio ambiente e nem a população. Estes resíduos devem ser removidos do meio ambiente e enviados para a incineração em incineradores licenciados pelos órgãos ambientais.

A matéria divulgada afirma ainda que “a proposta da Sedam é incentivar as empresas a adotarem modelos de desenvolvimento sustentável com responsabilidades com o homem e com a natureza, para que seja garantida uma vida saudável para nossa população - argumentou o diretor Cleiton Cazuza”.

Para se ter um parâmetro, as empresas de Vilhena e a Prefeitura cumprem integralmente a resolução 313 da Conama, dando fim a 100% dos resíduos sólidos tipo I que produzem, mas nem assim as autoridades ambientais promoveram ações que promova mérito.  

Por que a Sedam certifica empresas em Ji-Paraná e não em outras cidades onde as normativas ambientais são tratadas com mais seriedade? Ou é politicagem do diretor daquela unidade, ou trata-se de uma pegadinha, com objetivo de mostrar o caos ambiental que se encontra o “coração de Rondônia”.

 





Fonte: Céus de Rondônia
Autor: Dejanir Haverroth

Newsletter

Digite seu nome e e-mail para receber muitas novidades.

SMS da Folha

Cadastre seu celular e receba SMS com as principais notícias da folha.